SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Sensor óptico de curvatura baseado em técnica de descasamento de diâmetro de núcleo aplicado para medição de escoamento

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

02-09-2019

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Contido em

Citar como

CARDOSO, Victor Henrique Rodrigues. Sensor óptico de curvatura baseado em técnica de descasamento de diâmetro de núcleo aplicado para medição de escoamento. Orientador: João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa; Coorientadora: Cindy Stella Fernandes. 2019. 54 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11957. Acesso em:.

DOI

Este trabalho apresenta uma implementação de controle de frequência e tensão para uma micro-rede ilhada e regulada por droop através do algoritmo de fluxo de carga adaptado para micro-redes e intitulado DBFS(em inglês, Direct Backward/Forward Sweep Load Flow) modelado como um problema de otimização resolvido pela técnica de otimização por enxame de partículas PSO (em inglês, Particle Swarm Optimization). O PSO, aliado à capacidade V2G (em inglês, Vehicle-to-Grid) de veículos elétricos, reajusta as características de droop para melhorar os desvios de frequência e tensão de regime permanente da micro-rede, funcionando, assim, como uma ação de controle secundário. As simulações foram realizadas em um sistema de distribuição de 33 barras ilhado, com geração distribuída e veículos elétricos operando em um período de 24 horas. Os resultados demonstraram que a proposta de controle secundário, fundamentada em PSO, se mostrou versátil e eficiente frente as variações de carga e geração do sistema.

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

Sensor óptico de curvaturaSensor óptico de escoamentoSMSMS - Monomodo-multimodo-monomodo-multimodo-monomodoTécnica de descasamento de diâmetro de núcleoOptical curvature sensorOptical flow sensorSMSMS (Singlemode-multimode-singlemode-multimode-singlemode)Core diameter mismatch technique

Área de concentração

TELECOMUNICAÇÕES

Linha de pesquisa

ELETROMAGNETISMO APLICADO

CNPq

CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Tecnologia

Programa

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI