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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12067
metadata.dc.type: | Tese |
Issue Date: | 22-Aug-2019 |
metadata.dc.creator: | FERREIRA JÚNIOR, Amarildo |
metadata.dc.description.affiliation: | UFRR - Universidade Federal de Roraima IFRR - Instituto Federal de Roraima UFPA - Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.contributor.advisor1: | FIGUEIREDO, Silvio José de Lima |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | ACEVEDO MARIN, Rosa Elizabeth |
Title: | Corpo de Cristo, máscaras de diabos: etnopolítica e espaços de performance nos Diablos Danzantes de Yare, Venezuela |
metadata.dc.description.sponsorship: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Citation: | FERREIRA JÚNIOR, Amarildo. Corpo de Cristo, máscaras de diabos: etnopolítica e espaços de performance nos Diablos Danzantes de Yare, Venezuela. Orientador: Silvio Lima Figueiredo. 2019. 448 f. Tese (Doutorado em Ciências - Desenvolvimento Socioambiental) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12067. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa analisa as relações sociais dos Diablos Danzantes de Yare, confraria eucarística do centro-norte venezuelano, através das quais situa e elucida a complexidade simbólica e sociopolítica dessa festa e de seu respectivo campo social, denominado por Campo Festivo dos Diablos de Yare. Sua proposta diz respeito à compreensão da experiência de ser e estar no mundo e da produção de sentidos dos Diablos de Yare em face aos agenciamentos e às reflexividades pelas quais passam, considerando sua trajetória histórico-social, que fê-los ocupar o centro da festa de Corpus Christi na Venezuela. Caracterizado como uma pesquisa interdisciplinar, este estudo orienta-se por três princípios fundamentais, mutuamente influenciados e organicamente vinculados, os quais consistem no pensamento relacional na construção social da pesquisa; na nova cartografia social como etnografia fundamental à investigação; e na proposição de uma possibilidade de integração praxiológica entre os referenciais teóricos e os quadros obtidos com os trabalhos empíricos realizados, denominada como experiência de ensamble. Realizado na Parroquia San Francisco de Yare do Município Simón Bolívar (Estado Miranda, Venezuela), a pesquisa coletou dados em trabalhos de campo mediante realização de entrevista não diretiva, entrevista diretiva, observação direta, registros audiovisuais e fotográficos, georreferenciamento, e oficina de cartografia social, com concomitante pesquisa bibliográfica e documental. Em seu decorrer, o estudo faz a apresentação contextual do conjunto de festas denominadas por Diablos Danzantes de Corpus Christi de Venezuela, apresenta denso relato etnográfico acerca dos Diablos de Yare, discorre sobre a concretização das segundas vida e vinda cristã na localidade durante os dias de realização da festa e discute as práticas de constituição, distribuição espacial e acionamento de sensos políticos e sociais de expressões incorporadas em espaços de performance, instaurados por meio do que define por processo etnopolítico dos Diablos de Yare. Por fim, a pesquisa realiza a ultrapassagem do entendimento da festa-fato para a apreensão da festa-questão no evidenciamento dos Diablos de Yare enquanto corpos que ressonam especificidades históricas, simbólicas e políticas para compreensão de processos sociopolíticos e culturais que constituem e configuram o local e o nacional na Venezuela. |
Abstract: | This research analyzes the social relations of the Diablos Danzantes de Yare, eucharistic brotherhood from Venezuelan Center-North, through which it situates and elucidates the symbolic and sociopolitical complexity of this festival and its respective social field, called the Festive Field of the Diablos de Yare. Its proposal aims to understand the experience of being in the world and the meaning production of the Diablos de Yare, in face of the assemblages and reflexivities they go through, considering their historical-social trajectory, which made them occupy the center of the party of Corpus Christi in Venezuela. Characterized as an interdisciplinary research, this study is guided by three fundamental principles, mutually influenced and organically linked, which consist of relational thinking in the social construction of research; in the “new social cartography” as a fundamental ethnography for research; and in the proposition of a possibility of praxiological integration between the theoretical references and the frameworks obtained from the empirical works performed, denominated as ensemble experience. The research was done in a small parish called San Francisco de Yare, of Simón Bolívar Municipality (Miranda State, Venezuela), and the survey collected data on fieldwork through non-directive interview, directive interview, direct observation, audiovisual and photographic records, georeferencing, and cartography workshop, as also bibliographical and documentary research. In its course, the study realize the contextual presentation of the set of parties known as Diablos Danzantes of Corpus Christi from Venezuela. It presents a dense ethnographic report about the Diablos de Yare, discusses the realization of the second life, and the Christian upcoming in the locality throughout party, and also discusses the practices of constitution, spatial distribution and activation of political and social meanings of expressions embodied in performance spaces, set up through what is defined as the ethnopolitical process of the Diablos de Yare. Finally, the research goes beyond the understanding of the feast-fact onto the apprehension of the feast-question in the evidence of the Diablos de Yare as bodies that resonate historical, symbolic and political specificities, for understanding sociopolitical and cultural processes that constitute and shape the local and the national in Venezuela. |
metadata.dc.description.resume: | Esta investigación analiza las relaciones sociales de los Diablos Danzantes de Yare, cofradía eucarística al centro-norte de Venezuela, a través de las cuales sitúa y aclara la complejidad simbólica y sociopolítica de esta fiesta y su respectivo campo social, denominado Campo Festivo de los Diablos de Yare. Su propuesta se refiere a la comprensión de la experiencia de ser y estar en el mundo y la producción de sentidos de los Diablos de Yare frente a las agencias y reflexividades que atraviesan, teniendo en cuenta su trayectoria histórica y social, que les hizo ocupar el centro del Corpus Christi en Venezuela. Caracterizado como uma investigación interdisciplinaria, este estudio se guía por tres principios fundamentales, mutuamente influenciados y vinculados orgánicamente, que consisten en el pensamento relacional en la construcción social de la investigación; en la nueva cartografía social como etnografía fundamental para la investigación; y en la proposición de una experiencia de ensamble, que es una posibilidad de integración praxiológica entre las referencias teóricas y los cuadros obtenidos a partir de los trabajos empíricos. Realizada en la parroquia San Francisco de Yare del municipio Simón Bolívar (estado Miranda, Venezuela), la investigación recopiló datos en trabajos de campo a través de entrevistas no directivas, entrevistas directivas, observación directa, registros audiovisuales y fotográficos, georreferenciación y taller de cartografía, hechos concomitante a la investigación bibliográfica y documental. En su curso, el estudio hace la presentación contextual del conjunto de fiestas llamadas por Diablos Danzantes de Corpus Christi de Venezuela, presenta un denso informe etnográfico sobre los Diablos de Yare, discute la realización de las segundas vida y venida cristiana en la localidade en los días de la celebración, y discute las prácticas de constitución, distribución espacial y activación de los sensos políticos y sociales de las expresiones corporificadas en espacios de performance, establecidos a través de lo que se define por el proceso etnopolítico de los Diablos de Yare. Finalmente, la investigación va más allá de la comprensión de la fiestahecho, llegando a la aprensión de la fiesta-cuestión, la cual enmarca a los Diablos de Yare como cuerpos que resuenan especificidades históricas, simbólicas y políticas para entender los procesos sociopolíticos y culturales que constituyen y configuran el local y el nacional em Venezuela. |
Keywords: | Corpus Christi - Venezuela Corpo como suporte da arte Etnologia - Venezuela San Francisco de Yare (Venezuela) - Usos e costumes religiosos San Francisco de Yare (Venezuela) - Usos e costumes |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | SOCIEDADE, URBANIZAÇÃO E ESTUDOS POPULACIONAIS |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Teses em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Doutorado) - PPGDSTU/NAEA |
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