Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12073
Tipo: Dissertação
Data do documento: 28-Jun-2019
Autor(es): VIANA JÚNIOR, José de Almeida
Primeiro(a) Orientador(a): LEÃO, Ana Cláudia do Amaral
Título: Delírio em rio mar: paisagem entre a experiência e a partilha
Agência de fomento: 
Citar como: VIANA JÚNIOR, José de Almeida. Delírio em rio mar: paisagem entre a experiência e a partilha. Orientadora: Ana Claudia Almeida Leão. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12073. Acesso em:.
Resumo: Entende-se o conceito paisagem como um lugar epistemológico habitado por diferentes campos do conhecimento. A presente pesquisa busca contribuir com tal conceito desde uma perspectiva interdisciplinar, a partir do enfoque das artes, pensada na Amazônia com contribuições de diferentes territórios. Para pensar a paisagem entre a experiência e a partilha, reúne-se como principais autores a filósofa francesa Anne Cauquelin (1925- ), o xamã yanomami Davi Kopenawa (1956-) com o antropólogo francês Bruce Albert (1952-), o poeta francês Michel Collot (1952-), o antropólogo inglês Tim Ingold (1948-), articulados por trechos da literatura do marajoara Dalcídio Jurandir (1909-1989). Discutem-se as práticas de caminhar e coletar como dois verbos motores para a pesquisa, ao aproximar leituras de trabalhos referenciais na arte contemporânea. Apresenta-se um memorial que narra processos de criação da obra Exílio do Tempo – instalação em diferentes suportes produzida durante a pesquisa. Ao final, se apresenta um ensaio literário-visual, como desdobramento de reflexões teóricas e experimentações plásticas, no intuito de contribuir para uma apreensão sobre paisagem, conceito que se dá, sobretudo, entre a experiência daquele que, no fluxo movente, sente, percebe e partilha.
Resumen: El concepto de paisaje se entiende como un lugar epistemológico habitado por diferentes campos del conocimiento. Esta investigación busca contribuir a este concepto desde una perspectiva interdisciplinaria, basada en el enfoque artístico, pensado en la Amazonía con contribuciones de diferentes territorios. Para pensar el paisaje entre la experiencia y el intercambio, los autores principales son la filósofa francesa Anne Cauquelin (1925-), el chamán yanomami Davi Kopenawa (1956-) con el antropólogo francés Bruce Albert (1952-), el poeta francés Michel Collot (1952-), el antropólogo inglés Tim Ingold (1948-), articulado por fragmentos de la literatura marajoara de Dalcídio Jurandir (1909-1989). Las prácticas de caminar y coleccionar se discuten como dos verbos de conducción para la investigación, al acercarse a la lectura de obras de referencia en el arte contemporáneo. Se presenta un memorial que narra los procesos de creación de la obra Exilio del Tiempo: instalación en diferentes soportes producidos durante la investigación. Al final, se presenta un ensayo literario-visual, como un despliegue de reflexiones teóricas y experimentos plásticos, con el fin de contribuir a una aprehensión sobre el paisaje, un concepto que ocurre, sobre todo, entre la experiencia de quien, en el flujo en movimiento, siente, percibe y comparte.
Palavras-chave: Fotografia - Amazônia
Imagem - Poética
Paisagem - Amazônia
Área de Concentração: ARTES
Linha de Pesquisa: TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DelirioRioMar.pdf14,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons