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dc.creatorMIRANDA, Cristia Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-11-28T14:13:11Z-
dc.date.available2019-11-28T14:13:11Z-
dc.date.issued2013-06-
dc.identifier.citationMIRANDA, Cristia Rodrigues. Arquétipo e representação na telenovela: lugar comum e espaços discursivos na representação do mesmo nas protagonistas - Helena de Manoel Carlos. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 1, n. 1, p. 1-22, jan./jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6273. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12096. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2318-1346pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12096-
dc.description.abstractThis paper pretends to study some archetypes and models about the compositions in Manoel Carlos’s Helenas-character, considering the cultural industry and mass culture. Therefore, will be used some theses about Morin (1992) about mass culture, and the concept about social representations, the same way that Jodelet (1989) addresses the culture idea and the concept the culture like simulation Subirats (1998). Considering that the mass culture, like simulacrum manifestation about the popular imagination and the ideologies creates social representations and specularly the real is built. Hence, we consider appropriate the regularities and dispersions in the compositions of the Helena-character, because they structured as the logic mass culture and the real reproduction in the form of simulation reproducing and mediating social representations.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofNova Revista Amazônicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6273pt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectPersonagenspt_BR
dc.subjectCultura de massaspt_BR
dc.subjectArquétipopt_BR
dc.subjectSimulacropt_BR
dc.subjectCharacteren
dc.subjectMass Cultureen
dc.subjectArchetypeen
dc.subjectSimalucrumen
dc.titleArquétipo e representação na telenovela: lugar comum e espaços discursivos na representação do mesmo nas protagonistas - Helena de Manoel Carlospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9548447907029044pt_BR
dc.citation.volume1pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dcterms.citation.epage22pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6273pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa analisar a constituição de certos arquétipos e estereótipos, na composição das personagens-Helenas de Manoel Carlos , considerando a lógica da indústria cultural e da cultura de massas. Para tanto, serão utilizadas algumas considerações de Morin (1992) sobre a cultura de massas, o conceito de representações sociais, tal como aborda Jodelet (1989), e ainda, abordar-se-ão conceitos sobre a cultura como simulacro Subirats (1998). Consideramos, aqui, que a cultura de massas, como manifestação veemente do imaginário popular e das ideologias, cria representações sociais e, especularmente, tem-se o real produzido e fabricado. Nessa perspectiva, consideramos pertinente analisar as regularidades e as dispersões na composição das personagens- Helena, uma vez que elas se estruturam segundo a lógica da cultura de massas, como também relação à rela reprodução do real em forma de simulacro (re)produzindo e mediando representações sociais.pt_BR
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