Estratégias de aquisição de vocabulário adotadas por alunos de letras na aprendizagem de inglês como língua estrangeira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citação

MARIA, Ariane Peronio; MARZARI, Gabriela Quatrin. Estratégias de aquisição de vocabulário adotadas por alunos de letras na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 1, n. 1, p. 68-70, jan./jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6277. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12100. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6277
Neste estudo pretende-se verificar quais estratégias de aquisição de vocabulário são mais frequentemente adotadas por aprendizes de Inglês como Língua Estrangeira e, portanto, mais eficientes do ponto de vista metodológico. Primeiramente, faz-se uma retomada das diferentes metodologias de ensino de Língua Inglesa, tendo como foco as principais estratégias de aquisição de vocabulário. A seguir, analisa-se o livro didático American English File 2, adotado para alunos do terceiro semestre do Curso de Letras: Português e Inglês do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria/RS. A fim de verificar quais são as estratégias mais recorrentes para o ensino de vocabulário aos aprendizes da língua alvo, são analisadas cinco unidades do livro didático citado. Por fim, é aplicado um questionário aos alunos, com o objetivo de conferir se as estratégias que eles utilizam vão ao encontro das estratégias trabalhadas no livro didático analisado. Os resultados obtidos demonstraram que, embora no livro didático a maioria das atividades voltadas à aquisição de vocabulário faça uso da linguagem de forma descontextualizada, os aprendizes identificaram a leitura - atividade que faz uso da língua de forma contextualizada - como sendo a melhor estratégia para a aprendizagem de novos vocábulos na língua alvo.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

MARIA, Ariane Peronio; MARZARI, Gabriela Quatrin. Estratégias de aquisição de vocabulário adotadas por alunos de letras na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 1, n. 1, p. 68-70, jan./jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6277. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12100. Acesso em:.