SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Ethos no discurso: trilhando um percurso teórico

Imagem de Miniatura

Data

01-06-2014

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citação

SILVEIRA, Hermínia Maria Martins Lima. Ethos no discurso: trilhando um percurso teórico. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 2, n. 1, p. 72-83, jan./jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v2i1.6296. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12126. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.18542/nra.v2i1.6296
O plano de trabalho Ethos no discurso: trilhando um percurso teórico tem por objetivo elucidar o processo de construção do ethos no discurso, considerando o estudo e análise de uma cena de aula de Língua Portuguesa, de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino. Para tanto, utilizaremos os conceitos de Amossy (2008), Perelmam (1977, 2000), Maingueneau (1997, 2008) e Charaudeau (2008). O procedimento metodológico está pautado nas práticas discursivas do professor de LM registradas em eventos da sala de aula, mediante os seguintes procedimentos: (i)observação em lócus, (ii) diário de campo, (iii) gravação de aulas em uma turma de vinte e oito alunos de faixa etária entre 13/14 anos. Preliminarmente, concluiu-se que a construção do ethos está ligada à imagem que o auditório faz do locutor e aos modos de dizer desse sujeito no momento da enunciação. A imagem pré-construída pelo auditório está diretamente relacionada à representação coletiva, cristalizada produzida pela sociedade. A importância deste estudo para os estudos literários é permitir entender em que medida é possível estabelecer diálogo entre as diferentes abordagens teóricas apresentadas aqui.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SILVEIRA, Hermínia Maria Martins Lima. Ethos no discurso: trilhando um percurso teórico. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 2, n. 1, p. 72-83, jan./jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v2i1.6296. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12126. Acesso em:.