Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12167
Tipo: Dissertação
Data do documento: 15-Mai-2019
Autor(es): BRITO, Ana Lúcia da Silva
Afiliação do(s) Autor(es): SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
Primeiro(a) Orientador(a): COLFERAI, Sandro Adalberto
Primeiro(a) coorientador(a): OLVEIRA, Emília Pimenta
Título: Gênero textual fichamento de resumo: uma sequência didática para o ensino-aprendizagem nos semestres iniciais de cursos de graduação
Citar como: BRITO, Ana Lúcia da Silva. Gênero textual fichamento de resumo: uma sequência didática para o ensino-aprendizagem nos semestres iniciais de cursos de graduação. Orientador: Sandro Adalberto Colferai. Coorientadora: Emília Pimenta Oliveira. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12167. Acesso em:.
Resumo: A presente dissertação consiste em uma pesquisa-ação, de modo qualitativo e natureza aplicada. Versa sobre a produção e aplicação de uma Sequência Didática, com o objetivo de desenvolver habilidades de escrita de graduandos acerca do gênero fichamento de resumo, permitindo-lhes, assim, escrever de forma mais adequada, em contextos específicos de comunicação, como acadêmico, político, pedagógico ou cotidiano. Considerando que a Sequência Didática se organiza em torno de um gênero discursivo acadêmico, escolhemos fichamento de resumo para desenvolver este trabalho. Para fundamentar esta pesquisa, nos baseamos nos pressupostos teóricos dos gêneros discursivos/textuais à luz de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2005). No que se refere ao gênero textual fichamento de resumo, tomamos como referência Campos (2015), Rocha et al (2017) e Weg (2006) e quanto à organização da Sequência Didática, fundamentamo-nos em Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004). Analisamos onze produções iniciais e onze produções finais. Os resultados demonstraram a proficiência dos aprendizes quanto à produção do fichamento de resumo. Assim, a pesquisa revela que a Sequência Didática, como metodologia, possibilita o aperfeiçoamento gradativo na aprendizagem da escrita dos alunos.
Abstract: The current thesis is composed of action research, qualitatively and applied nature. It is about the production and application of a Didactic Sequence, intending at the development of writting skills of undergraduate students about the genre descriptive annotation, allowing them to write more adequately in specific contexts of communication such as academic, political, pedagogical or everyday. Deeming that Didatic Sequence is arranged around a discursive genre, the annotation descriptive is picked as genre to elaborate this work. To uphold this research, the theoretical assumptions of the discursive / textual genres were grounded on Bakhtin (2003) and Marcuschi (2005). With respect to the textual genre, Campos (2015), Rocha et al. (2017) and Weg (2006), and on the organization of SD, the postulates of Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) were sustained. Eleven initial productions and eleven final productions were assayed, the results of which evidenced the proficiency of the learners in producing the descriptive annotation. Thus, the research reveals that the Didactic Sequence, as a methodology, allows the gradual improvement in students' writing skills.
Palavras-chave: Ensino de graduação
Produção escrita
Gêneros acadêmicos
Fichamento de resumo
Sequência didática
Undergraduate education
Written production
Academics genres
Descriptive annotation
Didactic sequence
Área de Concentração: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Linha de Pesquisa: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
Programa: Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 PENDRIVE
Aparece nas coleções:Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_GeneroTextualFichamento.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_GeneroTextualFichamento.pdf10,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons