Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12193
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba | - |
dc.creator | SCHAUN, Maria Renata Couto | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-22T13:43:48Z | - |
dc.date.available | 2020-01-22T13:43:48Z | - |
dc.date.issued | 2015-06 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba; COUTO, Maria Renata. Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 3, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v3i1.6417. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12193. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-1346 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12193 | - |
dc.description.abstract | This article addresses questions about the contributions and the role of language for the construction of discourses and identities, it focus on the importance of teachers speeches for the formulation of senses and meaningsin educational settings, through the process of interacti on between its agents. To achievesu chpurpose, this article will be the or etically supported by Possenti (2001), regarding the role of language and speech, in Gumperz (1992), regarding interacionistacti on language and Coracini (2007), in the case ofthe social, cultural and identiy aspects of the communication and language, relating the mtothe school context. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-01-22T12:19:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_ContribuicoesLingua(gem)Construcao.pdf: 306260 bytes, checksum: d905e74f492234c81d586f8010f8ce64 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-01-22T13:43:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_ContribuicoesLingua(gem)Construcao.pdf: 306260 bytes, checksum: d905e74f492234c81d586f8010f8ce64 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-01-22T13:43:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_ContribuicoesLingua(gem)Construcao.pdf: 306260 bytes, checksum: d905e74f492234c81d586f8010f8ce64 (MD5) Previous issue date: 2015-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Nova Revista Amazônica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source.uri | https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6417 | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Identidades | pt_BR |
dc.subject | Contexto educacional | pt_BR |
dc.subject | Linguistics | en |
dc.subject | Discourse | en |
dc.subject | Identities | en |
dc.subject | Educational context | en |
dc.title | Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Language contributions for the identities and speechesconstruction: a focus on school environment | en |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1176260733084121 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0761594335220065 | pt_BR |
dc.citation.volume | 3 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 11 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 20 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.18542/nra.v3i1.6417 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse artigo aborda questões acerca das contribuições e do papel da língua(gem) para a construção de discursos e identidades, focando na importância dos discursos docentes para elaboração de sentidos e significados dentro dos contextos educacionais, através do processo de interação entre seus agentes. Para atingir tal fim, este artigo será apoiado teoricamente em Possenti (2001), no que se refere à função da linguagem e do discurso, em Gumperz (1992), no que tange à ação interacionista da linguagem e em Coracini (2007), no que se refere aos aspectos sociais, culturais e identitários, da comunicação e da linguagem, relacionando-os com os contextos escolares. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - NRA/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ContribuicoesLinguagemConstrucao.pdf | 299,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons