Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12193
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jun-2015
metadata.dc.creator: RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba
SCHAUN, Maria Renata Couto
Title: Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar
Other Titles: Language contributions for the identities and speechesconstruction: a focus on school environment
Citation: RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba; COUTO, Maria Renata. Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 3, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v3i1.6417. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12193. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esse artigo aborda questões acerca das contribuições e do papel da língua(gem) para a construção de discursos e identidades, focando na importância dos discursos docentes para elaboração de sentidos e significados dentro dos contextos educacionais, através do processo de interação entre seus agentes. Para atingir tal fim, este artigo será apoiado teoricamente em Possenti (2001), no que se refere à função da linguagem e do discurso, em Gumperz (1992), no que tange à ação interacionista da linguagem e em Coracini (2007), no que se refere aos aspectos sociais, culturais e identitários, da comunicação e da linguagem, relacionando-os com os contextos escolares.
Abstract: This article addresses questions about the contributions and the role of language for the construction of discourses and identities, it focus on the importance of teachers speeches for the formulation of senses and meaningsin educational settings, through the process of interacti on between its agents. To achievesu chpurpose, this article will be the or etically supported by Possenti (2001), regarding the role of language and speech, in Gumperz (1992), regarding interacionistacti on language and Coracini (2007), in the case ofthe social, cultural and identiy aspects of the communication and language, relating the mtothe school context.
Keywords: Linguística
Discurso
Identidades
Contexto educacional
Linguistics
Discourse
Identities
Educational context
Series/Report no.: Nova Revista Amazônica
ISSN: 2318-1346
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6417
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v3i1.6417
Appears in Collections:Artigos - NRA/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_ContribuicoesLinguagemConstrucao.pdf299,08 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons