Programa Escolas Sustentáveis na política pública de educação ambiental no município de Ananindeua: uma análise de três instituições de ensino

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2018-03-08

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Universidade Federal do Pará

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RIBEIRO, Mônica Goreth Costa. Programa Escolas Sustentáveis na política pública de educação ambiental no município de Ananindeua: uma análise de três instituições de ensino. Orientadora: Marilena Loureiro da Silva. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia) - Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12196. Acesso em:.

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A referida pesquisa tem a premissa de verificar a execução do Programa Escolas Sustentáveis como política estruturante de Educação Ambiental em três instituições de ensino no municipio de Ananindeua. Os objetivos específicos foram: identificar os pressupostos filosóficos, teóricos, metodológicos do Programa Escolas Sustentáveis em esfera nacional e sua execução em três instituições de ensino do município de Ananindeua e identificar os indicadores de sustentabilidade escolar em 03 escolas objeto do Programa na esfera municipal, na perspectiva da discussão da escola como um espaço educador sustentável. Os procedimentos metodológicos adotados se deram a partir de abordagem qualitativa na qual foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória que contou com uma pesquisa bibliográfica onde foi mantido um diálogo com diversos autores que tratam deste assunto. Em outro momento fomos a campo para conhecer e compreender as percepções dos envolvidos com a escola sobre Educação Ambiental, na qual foi desenvolvida a técnica de aplicação de questionário. Esse método foi escolhido porque possibilita o pesquisador uma compreensão mais ampliada acerca da importância que a educação possui na formação humana revelando ainda como é possível propor práticas de Educação Ambiental integrando aos conteúdos do currículo escolar. Autores como Libâneo (1994), Morin (2011), Oliveira (2006) Silva (2008), Leff (2001), Saviani (2005), Freire (1996), Veiga-Neto (1999), Gadotti (2004), Unesco (1998), Lakatos (2001), Gil (2002), Brasil (2013), Guimarães (2012) foram utilizados para qualificar o referencial teórico. Os resultados apontaram para a necessidade de interação e comunicação entre as mantenedores e as instituições, a realização de um planejamento efetivo que conte com o monitoramento da gestão e coordenação junto aos professores para ajuda-los a desenvolver um trabalho interdisciplinar como o exigido pelo compromisso dos professores para dialogar com os alunos de modo a estimular suas percepções sobre a importância de cuidar e preservar e tornar a escola sustentável.

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RIBEIRO, Mônica Goreth Costa. Programa Escolas Sustentáveis na política pública de educação ambiental no município de Ananindeua: uma análise de três instituições de ensino. Orientadora: Marilena Loureiro da Silva. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia) - Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12196. Acesso em:.