Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Vital Júnior de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-01-27T14:33:58Z-
dc.date.available2020-01-27T14:33:58Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationSOUZA, Vital Júnior de Oliveira. Introdução à química para o sistema modular de ensino (some) na região marajoara. Orientador: Jesus Cardoso Brabo. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12225. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12225-
dc.description.abstractIt is a research about the possibility of using teaching strategies with an eminently constructivist approach to teach basic concepts of chemistry in high school classes of the Modular System of Teaching-MST in the riverside region of Marajó and, after analyzing the results of some didactic interventions that was propose from these ideas, we will present a didactic product with such didactic suggestions. Initially we discuss the influence of the constructivist approach in teaching and learning in the last decades, as well as the historic route of the chemistry teaching in Brazil since the time of the Brazilian colony. Next, we present a characterization of constructivist didactic strategies, such as Predict, Observe and Explain, from its origin, in the researches about alternative conceptions realized in the decade of 1980, until some didactic research related to these and other strategies fulfilled in Brazil. Two didactic interventions were develop to evaluate the relevance of teaching strategies it were proposal. In the first one were detected some technical problems that were tried to heal in the second didactic intervention realized. The results obtained in the second intervention were quite satisfactory, because the students developed the activities in a more enthusiastic way and they went beyond when the students were able to relat the concepts studied with the riverside context in which they are inserted.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2020-01-27T14:33:41Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_IntroducaoQuimicaSistemaModular.pdf: 1196146 bytes, checksum: 14fc19f2d08867919670d982202bedf8 (MD5) Produto_QuimicaEnsinoMédioModular.pdf: 623145 bytes, checksum: bf88a2f7f969cb4cbf2a4951bcda3237 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2020-01-27T14:33:57Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_IntroducaoQuimicaSistemaModular.pdf: 1196146 bytes, checksum: 14fc19f2d08867919670d982202bedf8 (MD5) Produto_QuimicaEnsinoMédioModular.pdf: 623145 bytes, checksum: bf88a2f7f969cb4cbf2a4951bcda3237 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-27T14:33:58Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_IntroducaoQuimicaSistemaModular.pdf: 1196146 bytes, checksum: 14fc19f2d08867919670d982202bedf8 (MD5) Produto_QuimicaEnsinoMédioModular.pdf: 623145 bytes, checksum: bf88a2f7f969cb4cbf2a4951bcda3237 (MD5) Previous issue date: 2018-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectP.O.Ept_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEnsino modularpt_BR
dc.subjectEscola amazônicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectModular teachingpt_BR
dc.subjectAmazonic schoolpt_BR
dc.titleIntrodução à química para o sistema modular de ensino (some) na região marajoarapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.contributor.advisor1BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8186834432543140pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4464293741078755pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa sobre a possibilidade de utilização de estratégias de ensino com abordagem eminentemente construtivista para ensinar conceitos básicos de química em turmas do Ensino Médio do Sistema Modular de Ensino – SOME na região ribeirinha do Marajó e, após a analisar os resultados de algumas intervenções didáticas propostas a partir dessas ideias, apresentar um produto didático com tais sugestões didáticas. Inicialmente discute-se a influencia da abordagem construtivista no ensino e aprendizagem nas ultimas décadas, assim como o percurso histórico do ensino de Química no Brasil desde a época do Brasil colônia. Em seguida apresenta-se uma caracterização de estratégias didáticas construtivistas, tais como o Prediga, Observe e Explique, desde sua origem, nas pesquisas sobre concepções alternativas realizadas na década de 1980, até algumas pesquisas didáticas relacionadas a essas e outras estratégias realizadas no Brasil. Duas intervenções didáticas foram realizadas para avaliar a pertinência das estratégias de ensino propostas. Na primeira foram detectados alguns problemas técnicos que procurou-se sanar na segunda intervenção didática realizada. Os resultados obtidos na segunda intervenção foram bastante satisfatórios, pois além dos alunos desenvolverem as atividades de forma mais entusiasmada, conseguiram ir além, ao relacionar os conceitos estudados com o contexto local ribeirinho no qual estão inseridos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaFORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASpt_BR
dc.description.affiliationESCOLA ESTADUAL MARIA CÂMARA PAESpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6757-0540pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_IntroducaoQuimicaSistema.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_QuimicaEnsinoMédio.pdf869,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_QuimicaEnsinoModular.pdf869,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons