Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12229
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 16-Mar-2018 |
metadata.dc.creator: | CASTRO, Fábio Júnior da Silva |
metadata.dc.description.affiliation: | Secretaria de Estado de Educação |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SALES, Elielson Ribeiro de |
Title: | Tutorial do software tuxmath: uma multimídia em libras |
Citation: | CASTRO, Fábio Júnior da Silva. Tutorial do software tuxmath: uma multimídia em libras. Orientador: Elielson Ribeiro de Sales. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12229. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa de abordagem qualitativa surgiu a partir das experiências vivenciadas na docência e de observação em relação à carência de acessibilidade de recursos da informática à pessoa surda. Objetivamos produzir um tutorial em Libras do software TuxMath em formato de uma multimídia, como apoio pedagógico e didático para professores e alunos surdos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem das quatro operações fundamentais da matemática. Adotamos como referencial teórico autores como Felipe (2013), Goldfeld (2002), Lacerda (2006), Quadros (2007), Stumpf (2010) Strobel (2007), Almeida (2006), Arroio (2013), Moura (2015), Perlin (2008), Skliar (2013), Frizzarini (2014), Borba (1999), Tikhomirov (1972). Os dados foram produzidos no Laboratório de Ensino e de Produção de Multimídia da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio de filmagem em encontros com um professor surdo de matemática, colaborador da pesquisa, que explicou as funções do software TuxMath, em Língua Brasileira de Sinais, sendo tais dados editados para a produção da multimídia que compõe o produto educacional desta dissertação. Posterior às filmagens e edição dos dados, foi realizada uma discussão com ênfase ao produto, desde o software utilizado, o processo de construção até a elaboração e validação final desse produto, o qual apresenta-se na perspectiva da proposta da educação bilíngue, Libras e língua portuguesa, tendo como relevância a compreensão de uma pessoa surda em relação ao software, juntamente com nossas interferências. Concluímos que, tanto os diálogos com autores que fundamentaram a pesquisa, quanto a materialização do produto e sua validação, denotam a importância de recursos acessíveis digitais às pessoas surdas, as quais vivem em um mundo ouvinte, mas que seu meio de comunicação se dá principalmente pelo canal visual espacial. Dessa forma, entendemos que há uma carência de recursos metodológicos como o que desenvolvemos na área surdez, matemática e informática, que proporcionem à pessoa surda compreender melhor, as diversas áreas do conhecimento. |
Abstract: | This present research of qualitative approach originated since experiences lived in the teaching process and observation in relation to lack of accessibility computing resources to the deaf person. We aimed to produce a tutorial in sign language as a multimedia format using TuxMath software, as a didactic and pedagogical tool for teachers and deaf students involved in the teaching and learning process of the four fundamental operations of mathematics. We adopted as theoretical reference authors such as Felipe (2013), Goldfeld (2002), Lacerda (2006), Quadros (2007), Stumpf (2010) Strobel (2007), Almeida (2006), Arroio (2013), Moura Perlin (2008), Skliar (2013), Frizzarini (2014), Borba (1999) and Tikhomirov (1972). Data were taken in the Laboratory of Multimedia Education and Production of Universidade Federal do Pará (UFPA) through footage of interviews with a deaf mathematics professor, collaborator of this research, who explained the functions of TuxMath software in Brazilian Sign Language, the collected data were edited for the multimedia production of the educational product that composes this dissertation. After the filming and editing of acquired data, a discussion was conducted emphasizing the product, from the software used, the construction process to the final elaboration and validation of the final product, which is presented in the perspective of a proposal of bilingual education, Sign and Portuguese languages, having as relevance the understanding of a deaf person in relation to the software, along with our interferences. We conclude that both the dialogues with authors that grounded the research and the construction of the product and its validation, denote the importance of accessible digital resources to deaf people who live in a listening world, but that their means of communication occurs mainly by the visual space channel. Thus, we understand that there is a lack of methodological resources such as the one we developed in deafness, mathematics and computer areas, that provides to the deaf person a better understanding of different areas of knowledge. |
Keywords: | Surdo Informática Matemática Acessibilidade Deaf Computing Mathematics Accessibility |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_TutorialSoftwareTuxmath.pdf | 5,46 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Produto_TutorialTuxMathLibras.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License