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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12234
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 23-Nov-2018 |
metadata.dc.creator: | SIQUEIRA, Hadriane Cristina Carvalho |
metadata.dc.description.affiliation: | Prefeitura Municipal de Cametá/PA |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MALHEIRO, João Manoel da Silva |
Title: | Ensino de ciências por investigação: interações sociais e autonomia moral na construção do conhecimento científico em um clube de ciências |
Citation: | SIQUEIRA, Hadriane Cristina Carvalho. Ensino de Ciências por investigação: interações sociais e autonomia moral na construção do conhecimento científico em um Clube de Ciências. Orientador: João Manoel da Silva Malheiro. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12234. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar as interações sociais dos alunos participantes do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz a fim de identificar os princípios de sua autonomia moral desenvolvido durante uma atividade investigativa sobre o fenômeno da capilaridade nas plantas. O espaço investigado é considerado um ambiente alternativo destinado ao ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas voltadas às Ciências e Matemáticas da UFPA Campus Castanhal. A temática surgiu das reflexões da pesquisadora durante suas experiências pessoais e profissionais que contribuíram para a constituição da sua identidade como professora de Ciências. Assim, foi planejada e aplicada uma Sequência de Ensino Investigativa baseada nas etapas da experimentação investigativa de Carvalho et al. (2009), na qual verificamos os propósitos e as ações pedagógicas que favoreceram as interações entre os estudantes no decorrer das intervenções realizadas como professora-monitora no Clube de Ciência. A pesquisa caracterizou-se como participativa (FLICK, 2009; RICHARDSON, 2014). Os sujeitos participantes foram oito alunos que cursam o 6º ano do ensino fundamental da rede pública de Castanhal/PA e que frequentam o Clube de Ciências. Foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: gravações de áudio e vídeo, fotografias e notas de campo, com posterior transcrição das falas dos sujeitos. Para a interpretação das informações levantadas, optamos por utilizar o método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Durante as análises realizadas, identificamos que as nossas intervenções como professora-monitora foram fundamentais para desenvolver os propósitos pedagógicos e, assim, organizar e conduzir a atividade investigativa de maneira que pudesse favorecer o surgimento das relações interpessoais. Observamos nas falas e nas atitudes dos educandos princípios de autonomia moral potencializados pelas relações interpessoais que foram estimuladas pelas ações da professora-monitora. Então, com base no referencial teórico de Piaget (1994) e Kohlberg (1992) foi possível analisar o desenvolvimento moral dos alunos durante a construção do conhecimento científico. Surgiram conflitos que nos ajudaram a perceber a descentração e o importante papel da mediação no trabalho coletivo. A experiência resultou na elaboração de um produto que consiste em um caderno pedagógico e um vídeo que demonstram as etapas da experimentação investigativa e evidenciam a postura do educador para o surgimento das interações visando contribuir com o trabalho docente no desenvolvimento de atividades práticas que estimulem o ambiente investigativo nas aulas de ciências. |
Abstract: | This research aims to analyze the social interactions of the students participating in the Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz Science Club in order to identify the principles of their moral autonomy presented during a research activity on the phenomenon of capillarity in plants. The space investigated is considered an alternative environment destined to the teaching, research and extension of didactic actions directed to Sciences and Mathematics of UFPA Castanhal Campus. The theme arose from the researcher’s reflections during her personal and professional experiences that contributed to the constitution of her identity as a science teacher. Thinking about that, a Sequence of Investigative Teaching was planned and applied based on the stages of the investigative experimentation of Carvalho et al (2009), through which we verified the purposes and the pedagogical actions that favored the interactions between the students during the interventions carried out as monitoring teacher in the Science Club. The research was characterized as participatory (FLICK, 2009; RICHARDSON, 2014). The subjects participants were eight students in the sixth grade of elementary school. The following instruments were used to collect data: audio and video recordings, photographs and field notes, with subsequent transcription of the subjects' speeches. For the interpretation of the collected information, we chose to use Bardin's Content Analysis method (2011). During the analysis, we identified that our interventions as monitoring teacher were subjacent to develop the pedagogical purposes and, thus, to organize and conduct the investigative activity in a way that could promote the emergence of interpersonal relationships. We observed in the students' speeches and attitudes the principles of moral autonomy enhanced by the interpersonal relationships that were stimulated by the monitoring teacher’s actions. Then, based on Piaget (1994) and Kohlberg (1992) theoretical framework, it was possible to analyze the students’ moral development during the construction of scientific knowledge. It was evident the intense participation of the students, as well as the cooperation between them. Conflicts have emerged that have helped us to understand decentration and the important role of mediation in collective work. The experience resulted in the elaboration of a product that consists of a pedagogical book and a video that demonstrate the stages of the investigative experimentation and evidences the attitude of the educator to the emergence of the interactions aiming to contribute with the teaching work in the development of practical activities that stimulate the environment research in science classes. |
Keywords: | Interações Ensino investigativo Autonomia moral Clube de Ciências Interactions Investigative teaching Moral autonomy Science Club |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
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