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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 26-Mar-2018
metadata.dc.creator: SILVA, Fernanda Valeska Mendes da
metadata.dc.description.affiliation: Secretaria de Estado de Educação-PA
metadata.dc.contributor.advisor1: ABDON, Iaci de Nazaré Silva
Title: Semiótica na sala de aula: uma proposta de trabalho com a leitura no Ensino fundamental
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: SILVA, Fernanda Valeska Silva. A Semiótica na sala de aula: uma proposta de trabalho com a leitura no Ensino Fundamental. Orientadora: Iaci de Nazaré Silva Abdon. 2018. 208 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12274. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: A discussão acerca do ensino de leitura vem, há algum tempo, figurando o cenário educacional brasileiro. É nesse contexto que se acentua o debate a respeito da complexa tarefa de formar leitores competentes, aspecto posto em evidência pelos baixos índices obtidos pelos alunos nas avaliações que propõem aferir o grau de conhecimento dos educandos. Nesse sentido, o objetivo geral de nossa pesquisa é investigar e agir, no intuito de contribuir para uma melhor abordagem do texto, no que tange ao ensino de leitura. A fim de cumprir com tal propósito, organizamos este estudo, de caráter qualitativo, em duas etapas distintas: o processo de diagnóstico, realizado com a finalidade de investigar o nível de leitura de alunos do 9º ano do ensino fundamental, de uma escola pública estadual do município de Igarapé-Açu, Pará - Brasil - e uma pesquisa-ação, na qual implementamos uma proposta de intervenção denominada ―A Semiótica do Texto como instrumento teórico-metodológico para o ensino de leitura‖, que tem base em duas referências: 1) a concepção, à luz da Teoria Semiótica do Texto de Algirdas Julien Greimas (linha francesa), 2) as estratégias de leitura propostas por Solé (1998). Como suporte teórico, apoiamo-nos nas obras de Greimas (1975), Greimas & Courtés (2011), Fiorin (2003; 2015, 2016), Barros (2002; 2010), Solé (1998), Geraldi (1984, 1996, 2015), Brito (2003, 2015), Orlandi (2000), dentre outros. A proposição interventiva foi materializada em um caderno pedagógico com o objetivo de subsidiar o trabalho docente, no que tange à abordagem do texto nas aulas de língua portuguesa, especificamente, no ensino de leitura. Dessa forma, indicamos caminhos, alternativas que levem o professor a aliar teoria à prática, a fim de que possa contribuir para desenvolver e/ou ampliar a competência leitora dos alunos, por meio de atividades de leitura que explorem os níveis fundamental, narrativo e discursivo do percurso gerativo de sentido, na construção dos significados. A escolha do gênero poema se justificou pela riqueza de significados e pela necessidade de fomentar a leitura de textos literários na escola. Os resultados comprovaram a hipótese de que, apesar de sua complexidade, a Teoria Semiótica do Texto de A. J. Greimas se torna eficaz quando orientada didaticamente para o processamento dos sentidos nas atividades de leitura. Ademais, confirmou-se que, mesmo não sendo conhecida como uma teoria destinada ao ensino de leitura – sobretudo na educação básica – a Semiótica injeta na escola uma perspectiva diferente das utilizadas corriqueiramente pelos professores na sala de aula, configurando-se como mais uma possibilidade, enquanto recurso teórico-metodológico, para o ensino de leitura em contextos escolares.
Abstract: The discussion about the teaching of reading has, for some time, included the Brazilian educational scene. It is in this context that the emphasis of the debate on the complex task of training competent readers is emphasized, a fact evidenced by the low indexes obtained by the students in the evaluations that aim to gauge the degree of knowledge of the students. In this sense, we have proposed to investigate and act, in order to contribute to a better approach to the text, regarding the teaching of reading. In order to fulfill this purpose, we organized this qualitative study in two distinct stages: the diagnostic process, carried out with the purpose of investigating the level of reading of students from the 9th grade of elementary school, from a state public school in the city of Igarapé-Açu, Pará - Brazil - and an action research, in which we implemented an intervention proposal called" The Semiotics of the text as a theoretical methodological instrument for teaching reading", which is based on two references: 1) the conception, in the light Semiotic Theory of the Text of Algirdas Julien Greimas (French line), 2) the reading strategies proposed by Solé (1998). As a theoretical support, we support the work of Greimas (1975), Greimas & Courtés (2011), Fiorin (2003, 2015, 2016), Barros (2002, 2010), Solé ), Brito (2003, 2015), Orlandi (2000), among others. The intervention proposal was materialized in a pedagogical book with the objective of subsidizing the teaching work, regarding the approach of the text in the classes of Portuguese language, specifically, in reading teaching. Thus, we indicated ways, alternatives that led the teacher to combine theory with practice, so that they could contribute to develop and / or extend the students' reading competence, through reading activities that explored the fundamental, narrative and discursive levels of the generative path of meaning, in the construction of meanings. The choice of the poem genre was justified by the richness of meanings and by the need to encourage reading of literary texts in school. The results corroborate the hypothesis that, despite its complexity, the Semiotic Theory of the Text of A. J. Greimas becomes effective when directed to the processing of the senses in reading activities. In addition, it was confirmed that, even though it is not known as a theory intended for reading teaching - especially in basic education - semiotics injects into the school a different perspective from those used routinely by teachers in the classroom, becoming one more possibility , as a theoretical-methodological resource, for teaching reading in school contexts.
Keywords: Leitura
Níveis de leitura
Competência leitora
Semiótica
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
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