Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12425
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 7-ago-2018
Autor(es): BRIOSO, Antônia Maria Rodrigues
metadata.dc.description.affiliation: EAUFPA - Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Primer Orientador: CHARLET, Eliane Cristina Soares
Título : Projeto cartografia da cultura afro-brasileira da EAUFPA: uma didática da História em interface com a pedagogia decolonial
Citación : BRIOSO, Antônia Maria Rodrigues. Projeto cartografia da cultura afro-brasileira da EAUFPA: uma didática da História em interface com a pedagogia decolonial. Orientadora: Eliane Cristina Soares Charlet. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12425 . Acesso em:.
Resumen: O trabalho de dissertação de mestrado descreve e analisa a didática de ensino e a pedagogia decolonial desenvolvida no Projeto Cartografia da Cultura Afro-brasileira que é desenvolvido desde 2012 na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA). O projeto em estudo, elaborado por mim, é uma didática de História ancorada epistemologicamente nas ideias da Decolonialidade. Observou-se que ao longo desses anos, o projeto foi se alicerçando em quatro pilares: interdisciplinaridade, multiculturalidade/ interculturalidade, currículo subalterno e a ludicidade. Como didática da história foi assumindo um rosto de uma pedagogia de práticas insurgentes, pois trouxe para o currículo de história e para os demais conhecimentos escolares partícipes do projeto, a cultura dos segmentos subalternos da sociedade brasileira produzidos em contextos de assimilação, luta marginalização e resistência. O projeto foi refletido teoricamente nos debates nas disciplinas na primeira turma do Mestrado Profissional de Ensino de História, marcando esse a didática rüseniana em interação epistemológica com a concepção Decolonizadora. O Cartografia é o produto educacional que apresentamos como resultado da dissertação de mestrado que procura fazer o diálogo entre a epistemologia e a práxis.
Resumen : The dissertation work describes and analyzes the didactic teaching and the decolonial pedagogy developed in the Cartography Project of Afro-Brazilian Culture that has been developed since 2012 at the School of Application of the Federal University of Pará (EA-UFPA). The project under study, made by me, is a didactic of History anchored epistemologically in the ideas of Decoloniality. It was observed that over the years, the project was based on four pillars: interdisciplinarity, multiculturality / interculturality, subordinate-curriculum and playfulness. As a didactics of history, it took on the face of a pedagogy of insurgent practices, for it brought to the curriculum of history and to the other scholarly knowledge involved in the project, the culture of the subaltern segments of Brazilian society produced in contexts of assimilation, struggle, marginalization and resistance. The project was theoretically reflected in the debates in the disciplines in the first group of the Professional Masters of History Teaching, marking this the Rüsenian didactics in epistemological interaction with the Decolonizing conception. Cartography is the educational product that we present as a result of the master's thesis that seeks to make the dialogue between epistemology and praxis.
Resumen: El trabajo de disertación de maestría describe y analiza la didáctica de enseñanza y la pedagogía decolonial desarrollada en el Proyecto Cartografía de la Cultura Afro-brasileña que se desarrolla desde 2012 en la Escuela de Aplicación de la Universidad Federal de Pará (EA-UFPA). El proyecto en estúdio, trabajado por mí, es una didáctica de Historia anclada epistemológicamente en las ideas de la Decolonialidad. Se observó que a lo largo de estos años, el proyecto se basó en cuatro pilares: interdisciplinariedad, multiculturalidad / interculturalidad, currículo subalterno y la ludicidad. Como didáctica de la historia fue asumiendo un rostro de una pedagogía de prácticas insurgentes, pues trajo para el currículo de historia y para los demás conocimientos escolares partícipes del proyecto, la cultura de los segmentos subalternos de la sociedad brasileña producidos en contextos de asimilación, lucha, marginación y marginación resistencia. El proyecto fue reflejado teóricamente en los debates en las disciplinas en la primera clase del Máster Profesional de Enseñanza de Historia, marcando ese la didáctica rüseniana en interacción epistemológica con la concepción Decolonizadora. El Cartografía es el producto educativo que presentamos como resultado de la disertación de maestría que busca hacer el diálogo entre la epistemología y la praxis.
Palabras clave : Ensino de História
Didática da História
Currículo subalterno
Pedagogia decolonial
Educação étnico-racial
Teaching History
Didactics of History
Subaltern curriculum
Decolonial pedagogy
Ethnic-racial education
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO DE HISTÓRIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_ProjetoCartografiaCultura.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
E-book_CartografiaEducacaoEtnico.pdf23,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.