Argumentação no ensino de ciências e temas controversos: possibilidades para pensar a embriologia nas aulas da educação básica

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2017-05-24

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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SILVA, Rider Moura da. Argumentação no ensino de ciências e temas controversos: possibilidades para pensar a embriologia nas aulas da educação básica. Orientador: Prof. Dr. Eduardo Paiva de Pontes Vieira . 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12429. Acesso em:.

DOI

A embriologia é um tema presente nas aulas do ensino fundamental e médio e suas possibilidades em apresentar e promover discussões relacionadas ao desenvolvimento dos vertebrados justificaria sua importância na formação básica. A abordagem, contudo, pode ser notoriamente enfadonha, tanto para professores, quanto para os alunos, sobretudo, ao pautar o ensino na aprendizagem mecânica de conceitos. A presença da ―embriologia‖ no material didático, comumente não relaciona questões inerentes ao processo de construção de saberes ou de suas controvérsias. Nessa perspectiva, defendemos a possibilidade de que professores de ciências e biologia desenvolvam com seus alunos práticas docentes baseadas na argumentação e na discussão de temas controversos relacionados ao desenvolvimento embrionário. A argumentação é particularmente importante no ensino de ciências, partindo do princípio de que a investigação científica gera e justifica a produção de conhecimento, além de possibilitar articulações com outros sistemas de pensamento na compreensão dos fenômenos naturais e das interações sociais e culturais. O desenvolvimento embrionário e particularmente, o da espécie humana, viabiliza e subsidia o entendimento das causas de malformações congênitas, das interações e dos cuidados no processo de formação e progressão do embrião, das possibilidades ou impossibilidades de tratamentos terapêuticos a partir de células embrionárias e ainda oportuniza discussões no âmbito da filosofia das ciências biológicas os definidores de início e fim da vida. Consideramos relevante a inovação de práticas docentes ao abordar a embriologia, amplamente discutida na atualidade e evidenciada na mídia em aspectos que se estendem da gravidez na adolescência ao desenvolvimento biotecnológico, como a pílula do dia seguinte, a utilização das células tronco embrionárias, os métodos cirúrgicos para esterilização entre outros. O ensino de ciências é um local fértil para práticas que garantam, a partir de ações contextualizadas e distantes da mera comprovação de conceitos, uma formação intelectual coadunada à contemporaneidade e que forme pessoas que tenham a capacidade de lidar com questões socialmente significativas. A argumentação no ensino de ciências por meio de temas controversos é uma perspectiva que não deve ser negligenciada em assuntos como o desenvolvimento embrionário, com efeito, é possível pensar no empreendimento em pesquisas na área de ensino que resultem na produção de materiais didáticos relacionados às demandas atuais e que articulam cada vez mais os saberes científicos, a organização social e as proposições legislativas.

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SILVA, Rider Moura da. Argumentação no ensino de ciências e temas controversos: possibilidades para pensar a embriologia nas aulas da educação básica. Orientador: Prof. Dr. Eduardo Paiva de Pontes Vieira . 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12429. Acesso em:.