Práticas experimentais em física: iniciação à pesquisa numa perspectiva da aprendizagem significativa

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2018-09-24

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

Silva, Aline Costa da. Práticas experimentais em física: iniciação à pesquisa numa perspectiva da aprendizagem significativa. Orientador: Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12433. Acesso em:.

DOI

Este estudo apresenta uma pesquisa qualitativa, com a abordagem de pesquisa-ação, no qual busquei analisar o processo de construção do conhecimento científico, em torno de conceitos físicos na perspectiva da Aprendizagem Significativa, a partir do educar pela pesquisa, durante a montagem de experimentos de baixo custo do laboratório de Física na escola. Para isso, desenvolvi um projeto de iniciação à pesquisa denominado “Jovens cientistas em ação”, no qual os alunos desenvolveram atividades de pesquisa, experimentação e monitoramento durante o quarto bimestre do ano letivo de 2016. Os sujeitos de pesquisa são alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular localizada na cidade de Capanema-PA, na qual atuo como professora de Física. A análise é decorrente de um procedimento descritivo com categorias elaboradas a partir das falas e escritas dos alunos. O presente trabalho apontou que: o educar pela pesquisa permite ao educador o papel de mediador e ao aluno o papel de sujeito participativo de sua aprendizagem, gerando motivação e predisposição a aprender possibilitando caminhos para aprendizagem significativa durante o processo; é relevante o professor conhecer as necessidades de aprendizagem dos alunos para que haja reflexão sobre suas ações desenvolvidas em sala; os resultados indicam também que os sujeitos de pesquisa veem o laboratório de Física na escola como um espaço que gera aprendizagem, auxilia na compreensão dos conceitos estudados e que promove divulgação do conhecimento científico. Para divulgar o trabalho desenvolvido apresento, como produto de minha pesquisa, um portfólio intitulado Jovens Cientistas em Ação: implantação de laboratório com experimento de baixo custo. O referido portfólio contém a síntese da fundamentação teórica adotada, os procedimentos metodológicos das ações desenvolvidas e imagens dos experimentos construídos. Espero, através desta pesquisa e do produto, poder contribuir com a prática docente dos meus colegas de profissão, mostrando que é possível desenvolver um projeto no qual o aluno é sujeito ativo de toda a ação.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

Silva, Aline Costa da. Práticas experimentais em física: iniciação à pesquisa numa perspectiva da aprendizagem significativa. Orientador: Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12433. Acesso em:.