O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citação

SOUSA, Naire Gomes de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; VIEIRA, Norma Cristina. O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 6, n. 3, p. 67-81, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6241. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12498. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6241
Este espaço de discussão objetiva, com o uso da linguagem fotográfica, desvelar as relações de gênero construídas por crianças no tempo das brincadeiras livres no espaço escolar. Com esse enfoque, observamos as crianças no momento “Brincadeira Livre” na Creche Ana Sousa e percebemos como elas estabelecem possíveis relações de gênero durante o brincar e o manuseio de artefatos culturalmente impregnados de sentidos do que é de menina e do que é de menino. A pesquisa foi desenvolvida com uma Turma de Pré-Escola II, crianças na faixa etária de 04 e 05 anos. O estudo evidencia que a brincadeira é um espaço rico para refletir sobre a equidade de gênero na pré-escola. Por outro lado, revela que para falarmos de igualdade de gênero há de se construir novas perspectivas educacionais no que concerne à educação infantil, uma vez que meninos e meninas, no ensaio etnofotográfico, mostraram-se presas/os a convenções instituídas historicamente na sociedade sobre o que seja o brincar. Por fim, mostrou-nos um possível caminho à equidade de gênero, assentado na emergência de propostas pedagógicas que busquem mediações possíveis entre as novas perspectivas acerca do tema gênero na educação infantil. Sinalizando, assim, uma educação que possa realmente contribuir para a construção de uma sociedade mais ética e tolerante às diferenças.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SOUSA, Naire Gomes de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; VIEIRA, Norma Cristina. O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 6, n. 3, p. 67-81, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6241. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12498. Acesso em:.