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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Abr-2019
Autor(es): SCALABRIN, Rosemeri
Título: Da educação rural a educação no campo: uma reflexão necessária
Citar como: SCALABRIN, Rosemeri. Da educação rural a educação no campo: uma reflexão necessária. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 7, n. 1, p. 131-157, abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i1.6980. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12543. Acesso em:.
Resumo: O estudo que ora apresentamos trata dos índices de desenvolvimento social na região da Amazônia Marajoara, por meio de alguns indicadores sociais: IDHM, IDEB, IBEU-Municipal e IDSUS. A pesquisa se deu por meio de uma abordagem qualitativa baseada numa etnografia que analisa a situação socioeconômica dos municípios e da população paraense, principalmente da Mesorregião do Marajó. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a observação participante, conversas informais, análises bibliográficas, documentais e relatórios que mostram a situação dos amazônidas. Os interlocutores da pesquisa foram 13 (treze) pessoas: senhores na faixa etária de 70 a 88 anos (4), jovens estudantes do Ensino Fundamental anos finais (3), estudantes do Ensino Médio (3), com idades entre 12 e 17 anos e crianças entre 7 a 11 anos (3). As conclusões a que o estudo chegou mostram que a situação do Pará no mapa das políticas de atendimento à população em relação aos direitos sociais, estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, ainda se configura como uma realidade de pouco interesse governamental (federal, estadual e municipal), afetando principalmente crianças e idosos. A falta de políticas de enfrentamento que diminuam o abandono a que estão subjugados os paraenses, principalmente os das áreas rurais, mostra o verdadeiro abismo que existe entre o que propõe o Estado e o que realmente é disponibilizado a eles. As políticas públicas ainda estão longe de atender às reais necessidades das populações periféricas do Brasil, da Amazônia e do Pará.
Abstract: The present study deals with social development indices in the Marajoara Amazon region, through some social indicators: IDHM, IDEB, IBEU-Municipal and IDSUS. The research was carried out through a qualitative approach based on an ethnography that analyzes the socioeconomic situation of the municipalities and the paraense population, mainly of the Marajó Meso-region. The research instruments used were participant observation, informal conversations, bibliographical analyzes, documentaries and reports that show the situation of the Amazonians. The research participants were 13 (thirteen) people: 70-88 year olds (4), junior high school students (3), high school students (3), ages 12-17 and children between 7 and 11 years old (3). The conclusions reached by the study show that the situation of Pará in the map of the policies of assistance to the population in relation to social rights, established by the Federal Constitution of 1988, is still a reality of little governmental interest (federal, state and municipal) ), mainly affecting children and the elderly. The lack of coping policies that diminish the abandonment to which the Paraenses are subjected, especially those in rural areas, shows the true gulf between what the State proposes and what is actually available to them. Public policies are still far from meeting the real needs of the peripheral populations of Brazil, the Amazon and Pará.
Palavras-chave: Educação do campo
Currículo
Práticas pedagógicas
Título do Periódico: Nova Revista Amazônica
ISSN: 2318-1346
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6980
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i1.6980
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