Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12568
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Dec-2019
metadata.dc.creator: PINTO, Carla Georgia Travassos Teixeira
NUNES, Marcia Cristina Ribeiro Gonçalves
Title: A literatura infantil no processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva
Citation: PINTO, Carla Georgia Travassos Teixeira; NUNES, Marcia Cristina Ribeiro Gonçalves. A literatura infantil no processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 7, n. 3, p. 211-221, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i3.7944. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12568. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho focaliza numa experiência de inclusão de aluno surdo em escola regular de ensino, sendo que o deficiente auditivo possui privação auditiva e como consequência disso o processo de aquisição e desenvolvimento de fala e linguagem oral sofre atraso. Dentro desse contexto a linguagem é elemento crucial no desenvolvimento linguístico-cognitivo do sujeito e dessa forma torna-se de grande relevância no processo de aprendizagem. Em sujeitos ouvintes a aprendizagem da linguagem escrita se dá através da linguagem oral, no entanto, no sujeito com deficiência auditiva, esse processo sofre um significativo atraso tanto na leitura como na escrita, já que ambas são produções consideradas abstratas para estes. O presente estudo possui como objetivo divulgar através da literatura infantil possibilidades de facilitar o desenvolvimento de interpretação e compreensão de textos pelos sujeitos que possuem deficiência auditiva. A metodologia do presente estudo foi desenvolvida tendo como orientação a tendência bilíngue, com seis deficientes auditivos, com idades entre 7 a 12 anos, todos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gabriel Lage da Silva. O percurso metodológico foi construído em três etapas: leitura de texto usando a Língua Brasileira de Sinais, dramatização e por fim produção textual. Como apreciação avaliativa da dinâmica os respectivos sujeitos melhoram a compreensão e interpretação de texto consideravelmente, ainda que com dificuldades gramaticais e sintáticas.
Abstract: This paper focuses on an experience of inclusion of deaf students in a regular school, with the impaired hearing deprivation and as a consequence the process of acquisition and development of speech and oral language is delayed. Within this context, language is a crucial element in the subject's linguistic-cognitive development and thus becomes of great relevance in the learning process. In hearing subjects the learning of written language occurs through oral language, however, in the impaired hearing subject, this process suffers a significant delay in both reading and writing, since both are considered abstract productions for them. This study aims to publish through children's literature, possibilities to facilitate the development of interpretation and understanding of texts by subjects who have hearing impairment. The methodology of the present study was developed based on bilingual tendency, with 6 (six) impaired hearing ones, aged 7 to 12 years old, all students of Gabriel Lage da Silva Municipal Elementary School. The methodological course was built in three stages: text reading using Brazilian Sign Language (Libras), role playing and finally textual production. As an evaluative appreciation of the dynamics the respective subjects improve the comprehension and interpretation of text considerably, even with grammatical and syntactic difficulties
Keywords: Literatura infantil
Diversidade
Educação inclusiva
Ensino regular
Children's literature
Diversity
Inclusive education
Regular education
Series/Report no.: Nova Revista Amazônica
ISSN: 2318-1346
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/7944
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/nra.v7i3.7944
Appears in Collections:Artigos - NRA/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_LiteraturaInfantilProcesso.pdf347,87 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons