Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMASCARENHA, Suely Aparecida do Nascimento-
dc.creatorGARCIA, Fabiane Maia-
dc.creatorPINHO, Vilma Aparecida de-
dc.creatorBECERRIL, Luis Ernesto Solano-
dc.date.accessioned2020-08-31T13:42:25Z-
dc.date.available2020-08-31T13:42:25Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationMASCARENHA, Suely Aparecida do Nascimento et al. Representações de universitários sobre culturas originárias: o desafio da descolonização do currículo. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 7, n. 3, p. 163-183, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i3.7941. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12572. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2318-1346pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12572-
dc.description.abstractThe human culture are millenial and it integrates the knowledge set and worldviews of human family. They integrate the identity of global citizens and its social subjectivity that impacts over the built of individual identity that guides th behavior in front of daily situations in both public and private lives. This article is part of a wide investigation supported by PROCAD/AMAZONIA, CAPES/UFAM/UFMT/UFPA (Protocol 8881.314288/2019-0), it aims to show representations of academic students from different countries (Brazil, México, Bolivia, Venezuela, Mozambique, Portugal, Spain, Dominican Republic and Colombia) about the appreciation of cultures from its territories. By international ethic procedure, participated n=881 academic students of both male and female gender. The instrument itself containing open and closed question was answered via internet with the support of invited researchers. The results shows perceptions of low valuation of original cultures from the academic students that impacts in discontentment between its members. Its concluded by the necessity of development of affirmative public policy to the inclusion of the study of original cultures in a effective way in general curriculum.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-08-28T14:48:38Z No. of bitstreams: 2 Artigo_RepresentaçoesUniversitariosCulturais.pdf: 470597 bytes, checksum: ebf3c1a292c0363f41b12d779fbdcabc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-08-31T13:42:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_RepresentaçoesUniversitariosCulturais.pdf: 470597 bytes, checksum: ebf3c1a292c0363f41b12d779fbdcabc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-31T13:42:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_RepresentaçoesUniversitariosCulturais.pdf: 470597 bytes, checksum: ebf3c1a292c0363f41b12d779fbdcabc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2019-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofNova Revista Amazônicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/7941pt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectCulturas origináriaspt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectOriginal culturesen
dc.subjectAcademic studentsen
dc.subjectSchoolar curriculumen
dc.titleRepresentações de universitários sobre culturas originárias: o desafio da descolonização do currículopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062882509525303pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018069654110698pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2556523382799853pt_BR
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage163pt_BR
dcterms.citation.epage183pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/nra.v7i3.7941pt_BR
dc.description.resumoAs culturas humanas são milenárias integram o conjunto de saberes e cosmovisões da família humana. Integram a identidade dos povos e sua subjetividade social impactando sobre a construção da identidade individual que orienta o comportamento diante das situações cotidianas no âmbito público e privado. Este artigo, parte de uma investigação mais ampla realizada ao abrigo do PROCAD/AMAZONIA, CAPES/UFAM/UFMT/UFPA (Ref. Proc. 8881.314288/2019-0), objetiva apresentar representações de universitários de diferentes países (Brasil, México, Bolívia, Venezuela, Moçambique, Portugal, Espanha, República Dominicana e Colômbia) sobre a valorização das culturas de seus territórios. Participaram da pesquisa, observando procedimentos éticos internacionais n=881 universitários do sexo masculino e do sexo feminino. O instrumento próprio contendo questões abertas e fechadas foi respondido por meio da internet com apoio dos pesquisadores convidados. Os resultados demonstram percepção de baixa valorização das culturas originárias por parte dos universitários impactando em descontentamento entre os integrantes dessas culturas. Concluímos pela necessidade da criação de políticas públicas afirmativas para inclusão do estudo das culturas originárias de maneira efetiva nos currículos em geral.pt_BR
dc.description.affiliationPINHO, V. A. Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-0121-0416pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2544-0841pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - NRA/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_RepresentaçoesUniversitariosCulturais.pdf459,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons