Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12572
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Dec-2019
metadata.dc.creator: MASCARENHA, Suely Aparecida do Nascimento
GARCIA, Fabiane Maia
PINHO, Vilma Aparecida de
BECERRIL, Luis Ernesto Solano
metadata.dc.description.affiliation: PINHO, V. A. Universidade Federal do Pará
Title: Representações de universitários sobre culturas originárias: o desafio da descolonização do currículo
Citation: MASCARENHA, Suely Aparecida do Nascimento et al. Representações de universitários sobre culturas originárias: o desafio da descolonização do currículo. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 7, n. 3, p. 163-183, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i3.7941. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12572. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: As culturas humanas são milenárias integram o conjunto de saberes e cosmovisões da família humana. Integram a identidade dos povos e sua subjetividade social impactando sobre a construção da identidade individual que orienta o comportamento diante das situações cotidianas no âmbito público e privado. Este artigo, parte de uma investigação mais ampla realizada ao abrigo do PROCAD/AMAZONIA, CAPES/UFAM/UFMT/UFPA (Ref. Proc. 8881.314288/2019-0), objetiva apresentar representações de universitários de diferentes países (Brasil, México, Bolívia, Venezuela, Moçambique, Portugal, Espanha, República Dominicana e Colômbia) sobre a valorização das culturas de seus territórios. Participaram da pesquisa, observando procedimentos éticos internacionais n=881 universitários do sexo masculino e do sexo feminino. O instrumento próprio contendo questões abertas e fechadas foi respondido por meio da internet com apoio dos pesquisadores convidados. Os resultados demonstram percepção de baixa valorização das culturas originárias por parte dos universitários impactando em descontentamento entre os integrantes dessas culturas. Concluímos pela necessidade da criação de políticas públicas afirmativas para inclusão do estudo das culturas originárias de maneira efetiva nos currículos em geral.
Abstract: The human culture are millenial and it integrates the knowledge set and worldviews of human family. They integrate the identity of global citizens and its social subjectivity that impacts over the built of individual identity that guides th behavior in front of daily situations in both public and private lives. This article is part of a wide investigation supported by PROCAD/AMAZONIA, CAPES/UFAM/UFMT/UFPA (Protocol 8881.314288/2019-0), it aims to show representations of academic students from different countries (Brazil, México, Bolivia, Venezuela, Mozambique, Portugal, Spain, Dominican Republic and Colombia) about the appreciation of cultures from its territories. By international ethic procedure, participated n=881 academic students of both male and female gender. The instrument itself containing open and closed question was answered via internet with the support of invited researchers. The results shows perceptions of low valuation of original cultures from the academic students that impacts in discontentment between its members. Its concluded by the necessity of development of affirmative public policy to the inclusion of the study of original cultures in a effective way in general curriculum.
Keywords: Representações
Culturas originárias
Universitários
Currículo escolar
Representation
Original cultures
Academic students
Schoolar curriculum
Series/Report no.: Nova Revista Amazônica
ISSN: 2318-1346
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/7941
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/nra.v7i3.7941
Appears in Collections:Artigos - NRA/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_RepresentaçoesUniversitariosCulturais.pdf459,57 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons