Conectando saberes na formação docente campesina em espaços não formais por meio do ensino de ciências

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-04

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citação

MELO, Veruschka Silva Santos; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres. Conectando saberes na formação docente campesina em espaços não formais por meio do ensino de ciências. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 8, n. 1, p. 205-213 , abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i1.8628. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12591. Acesso em:.

DOI

10.18542/nra.v8i1.8628
O presente artigo almeja compreender como os espaços não formais de ensino podem contribuir para a conexão dos saberes científicos e da tradição para a formação de professores que educam no campo nos anos iniciais de ensino. A partir deste pressuposto busca-se compreender e refletir, por meio de narrativas dos professores da Ilha de Fora no município de Curuçá/PA, como esta conexão pode ser concebida. Esta pesquisa é de caráter narrativo, utiliza-se a pesquisa-formação como guia e, portanto, também a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2005) como sustento metodológico de análise. Os pensamentos ancoram-se nos teóricos Morin (2001), Santos (2007), Silva (2010) e Almeida (2017) os quais trabalham com a urgência de conhecer esse sujeito em sua complexidade inerente, voltando seus olhares tanto para o campo científico como para o da tradição; além da discussão de uma formação holística docente a partir da visão da Nóvoa (1994) e Imbernón (2011). Assim, ao mirarmos o ensino de ciências através do saber científico e da tradição, é possível romper a visão padronizada da ciência, o que proporciona um marco importante nos cursos de formação de professores na educação do campo na perspectiva dos espaços não formais de ensino.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

MELO, Veruschka Silva Santos; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres. Conectando saberes na formação docente campesina em espaços não formais por meio do ensino de ciências. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 8, n. 1, p. 205-213 , abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i1.8628. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12591. Acesso em:.