A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Margens

Citação

MENESES, Alcione Sousa de. A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 253-267, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2987. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12659. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v3i4.2987
Este ensaio discute, tomando como fundamento o apostes dos teóricos da Escola de Frankfurt (especificamente Adorno, Horkheimer, Benjamin Marcuse), as marcas sociais pregadas ao brinquedo nas sociedades tencno-burocráticas e sua nefasta consequência à formação autônoma. Com este objetivo, é patente a reflesão sobre cultura e educação em sentido lato a partir da tese que aqui se defende, qual seja, a crítica radical ao processo de socialização da criaça imanente ao brinquedo, dado a perda de singularidade deste e sua capacidade de desenvolver a individualidade na cultura tornada mercadoria por (con)formar subjetivamente a criança à heteronomia nos processos de identificações sucessivas, especialmente mediadas pelos brinquedos massificdos wnquanto objetos e narrativas. Considera-se que, subjacente ao brinquedo, encontra-se subsumido o processo de individuação, o qual presupõe a relação dialética entre indivídou e cultura, incluindo aí as potencialidades e os limites formativos dos brinquedos com consequências para o processo de desenvolvimento se cosiderarmos este a partir da multideterminação do ser humano enquanto ser complexoe com existência peculiar.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

MENESES, Alcione Sousa de. A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 253-267, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2987. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12659. Acesso em:.