Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12660
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | PINHEIRO, Georges Alberto Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-23T11:12:44Z | - |
dc.date.available | 2020-09-23T11:12:44Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Georges Alberto Silva. Breve análise sobre concepção de desenvolvimento e aprendizagem: implicações a aplicação contrastantes na alfabetização e no letramento. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 225-251, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2986. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12660. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5374 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12660 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-09-22T18:20:24Z No. of bitstreams: 2 Artigo_BreveAnaliseConcepcoes.pdf: 1672069 bytes, checksum: 8526609549e498ede8c3a6986c0edb3a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-09-23T11:12:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_BreveAnaliseConcepcoes.pdf: 1672069 bytes, checksum: 8526609549e498ede8c3a6986c0edb3a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-09-23T11:12:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_BreveAnaliseConcepcoes.pdf: 1672069 bytes, checksum: 8526609549e498ede8c3a6986c0edb3a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2007 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Margens | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2986 | pt_BR |
dc.subject | Análise | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Breve análise sobre concepção de desenvolvimento e aprendizagem: implicações a aplicação contrastantes na alfabetização e no letramento | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7157671383955575 | pt_BR |
dc.citation.volume | 3 | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 225 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 251 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.18542/rmi.v3i4.2986 | pt_BR |
dc.description.resumo | Trata-se de um breve levantamento sobre concepções históricas de desenvolvimento e aprendizagem. Nele demontro a alternância das diversas concepções de desenvolvimento e sua respectiva aplicação à alfabetização, leitura e escrita, através dos diversos métodos conhecidos, sa saber:sintéticos, analíticos, mistos ou ecléticos, global, fônico e com base em linguística. Descrevemos uma certa tentativa de síntesse processual como forma alteernativa de aplicação, em função das descobertas da neurociência, da informática e da linguística, do modelo interacionista e do uso de conceito de zona de desenvolvimento proximal de Vigotsky. Procura-se combinar à lógica do processo de aprendizagem (modelo que inclui instrução fônicas, de consciência fonética e grafofonémica), sem esquecer a importância das dimensões lúdicas, afetivas e sócio-culturais presentes nos processos que envolvem a presença do "outro social" mais experiente, indispensável nas relações intersubjetivas e constitutivas da subjetividade. | pt_BR |
dc.description.affiliation | UFPA - Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_BreveAnaliseConcepcoes.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons