Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica

Imagem de Miniatura

Data

01-01-2007

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Margens

Citar como

CARDOSO, Joel. Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 137-146, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2960. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12667. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v3i4.2960
O artigo põe em evidência a fato de que a literatura, como componente do processo de formação educacional, devia se colocar como um veículo (re)formulador que devolvesse o hemem à sua dimensão humana, à sua capacidade de estar de forma analítica no mundo. As instituições educacionais enconstram-se diante de situações-limites que interpelam e exigem atores que interajam e atuam nelas. Perguntando se apenas o horizonte da discurssão e das práxis política é suficiente para uma resposta a essas urgências, propondo a concepção de uma prática pedagógica que se insira numa contextualização mais ampla. Transitando pelo academicismo teórico, mas não desconectado do sensu comum, o profissional de Educação que trabalha com Literatura poderia, prioritariamente, buscar um sentido prático e imediato para o seu fazer docente, estabelecendo permanentemente pontes entre o saber veiculado e a vivida, propondo elos que contextualizem sua proposta pedagógica, revestindo-se de significação. O trabalho propõe, ainda, uma reflexão que se fundamenta no diálogo estabelecido entre a obra e o leitor, ou ainda, entre o que se lê e a conjuntura em que o leitor está inserido.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2960