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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2008
Autor(es): CRUZ, Carlos Renilton Freitas
ESTUMANO, Evanildo Moraes
MEDEIROS, Evandro Costa de
SOUSA, José da Cruz
Afiliação do(s) Autor(es): CRUZ, C. R. F.; ESTUMANO, E. M.; MEDEIROS, E. C. Universidade Federal do Pará
Título: Notas sobre pesquisa como princípio educativo
Citar como: CRUZ, Carlos Renilton Freitas et al. Notas sobre pesquisa como princípio educativo. Margens, online, v. 4, n. 5, p. 239-256, jun. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v4i5.2794. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12688. Acesso em:.
Resumo: Reflexão sobre o processo educativo com vistas a proporcionar aos educandos a capacidade de questionamento, problematização e intervenção crítico-criativa na realidade. Analisa-se a pesquisa como princípio educativo, por meio de pesquisa bibliográfica, a partir da necessidade gerada nas experiências dos autores no campo de formação em programas de ensino e extensão universitária. Os argumentos básicos são que a aprendizagem é um produto “fenomenológico” resultado da atividade questionadora do sujeito, que ocorre por meio do significado que as coisas têm para as pessoas envolvidas. Resultante da reflexão teórico-prática considera-se a pesquisa como elemento curricular capaz de articular teoria e prática, cotidiano e saber escolar, como meio de construir aprendizagens que resultem em atitude ativa sobre a realidade pesquisada, reflexo da apreensão do sentido do conhecimento.
Palavras-chave: Pesquisa
Educativo
Notas
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2794
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v4i5.2794
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