Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12746
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | WESCHENFELDER, Noeli Valentina | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-15T02:13:52Z | - |
dc.date.available | 2020-10-15T02:13:52Z | - |
dc.date.issued | 2010-06 | - |
dc.identifier.citation | WESCHENFELDER, Noeli Valentina. A docência e as instituições escolares: pautas das políticas culturais para educação rural. Margens, online, v. 6, n. 7, p. 171-192, jun. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2819. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12746. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5374 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12746 | - |
dc.description.abstract | The article intend to higlight some connections between planning and government of rural school individuals and has its origin in my Ph.D. thesis in Education, which intends to show a history about rural people’s education in the 50’s and in the 60’s – a history of power, knowledge and subjetification. The study allows affirming that rural teachers had guidelines of a cultural curriculum constituted of discourses that directed and prescribed the pedagogical actions in that period. These cultural policies emphasize the change of rural mentality and worked as a specific territory of identity construction. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-10-13T20:09:51Z No. of bitstreams: 2 Artigo_DocenciaInstituicoesEscolares.pdf: 330398 bytes, checksum: aa60fa55dba2c2e126c0a82aa3113fdd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-10-15T02:13:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_DocenciaInstituicoesEscolares.pdf: 330398 bytes, checksum: aa60fa55dba2c2e126c0a82aa3113fdd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-10-15T02:13:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_DocenciaInstituicoesEscolares.pdf: 330398 bytes, checksum: aa60fa55dba2c2e126c0a82aa3113fdd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2010-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Margens | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2819 | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Governamento | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Rural education | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Government | en |
dc.subject | Planning | en |
dc.title | A docência e as instituições escolares: pautas das políticas culturais para educação rural | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4266055358546481 | pt_BR |
dc.citation.volume | 6 | pt_BR |
dc.citation.issue | 7 | pt_BR |
dc.citation.spage | 171 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 192 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.18542/rmi.v6i7.2819 | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo pretende ressaltar alguns nexos entre o planejamento e o governamento dos rurais escolares e tem origem em minha tese de doutorado em Educação, a qual procura mostrar uma história sobre a educação dos rurais nas décadas de 1950 e 1960 – uma história de poder, de saberes e de subjetivação. O estudo permite afirmar que docentes rurais tiveram a pauta de um currículo cultural constituída por discursos que orientaram e prescreveram as ações pedagógicas da época. Tais políticas culturais enfatizavam a mudança de mentalidade agrícola e funcionavam como território específico de construção de identidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_DocenciaInstituicoesEscolares.pdf | 322,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons