Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWESCHENFELDER, Noeli Valentina-
dc.date.accessioned2020-10-15T02:13:52Z-
dc.date.available2020-10-15T02:13:52Z-
dc.date.issued2010-06-
dc.identifier.citationWESCHENFELDER, Noeli Valentina. A docência e as instituições escolares: pautas das políticas culturais para educação rural. Margens, online, v. 6, n. 7, p. 171-192, jun. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2819. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12746. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12746-
dc.description.abstractThe article intend to higlight some connections between planning and government of rural school individuals and has its origin in my Ph.D. thesis in Education, which intends to show a history about rural people’s education in the 50’s and in the 60’s – a history of power, knowledge and subjetification. The study allows affirming that rural teachers had guidelines of a cultural curriculum constituted of discourses that directed and prescribed the pedagogical actions in that period. These cultural policies emphasize the change of rural mentality and worked as a specific territory of identity construction.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-10-13T20:09:51Z No. of bitstreams: 2 Artigo_DocenciaInstituicoesEscolares.pdf: 330398 bytes, checksum: aa60fa55dba2c2e126c0a82aa3113fdd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-10-15T02:13:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_DocenciaInstituicoesEscolares.pdf: 330398 bytes, checksum: aa60fa55dba2c2e126c0a82aa3113fdd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-15T02:13:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_DocenciaInstituicoesEscolares.pdf: 330398 bytes, checksum: aa60fa55dba2c2e126c0a82aa3113fdd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2010-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2819pt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectGovernamentopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectGovernmenten
dc.subjectPlanningen
dc.titleA docência e as instituições escolares: pautas das políticas culturais para educação ruralpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4266055358546481pt_BR
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue7pt_BR
dc.citation.spage171pt_BR
dcterms.citation.epage192pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v6i7.2819pt_BR
dc.description.resumoO artigo pretende ressaltar alguns nexos entre o planejamento e o governamento dos rurais escolares e tem origem em minha tese de doutorado em Educação, a qual procura mostrar uma história sobre a educação dos rurais nas décadas de 1950 e 1960 – uma história de poder, de saberes e de subjetivação. O estudo permite afirmar que docentes rurais tiveram a pauta de um currículo cultural constituída por discursos que orientaram e prescreveram as ações pedagógicas da época. Tais políticas culturais enfatizavam a mudança de mentalidade agrícola e funcionavam como território específico de construção de identidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_DocenciaInstituicoesEscolares.pdf322,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons