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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12750
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Jun-2010 |
Autor(es): | GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Foucault e a questão do dispositivo, da governamentalidade e da subjetivação: mapeando noções |
Citar como: | GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia. Foucault e a questão do dispositivo, da governamentalidade e da subjetivação: mapeando noções. Margens, online, v. 6, n. 7, p. 105-120, jun. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2815. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12750. Acesso em:. |
Resumo: | Este artigo objetiva traçar um mapa das noções de dispositivo, governamentalidade e subjetivação presentes em textos de Foucault surgidos em diferentes momentos de sua produção. Este intento também se concretiza com a recorrência a textos de Deleuze, a partir dos quais é possível percebermos nuances que elas engendram. Considero tais noções como questões centrais e indissolúveis no pensamento foucaultiano que, articuladas às problemáticas do saber, do poder e da ética funcionam como móbeis de suas análises. Em um momento em que a educação, travestida na idéia de neogerencialismo, é assumida pelas políticas públicas oficiais como dispositivo estratégico de gestão da conduta (em que o encontro entre as técnicas de dominação dos outros e as técnicas de si caracterizam a governamentalidade como “superfície de contato em que se juntam a maneira de conduzir os indivíduos e a maneira pela qual eles se conduzem”) nada mais oportuno que retomar as reflexões foucaultianas para compreendermos as questões que atingem a educação e a constituição do sujeito moral pedagógico em nosso presente. |
Abstract: | This article aims to track a map of the notions of dispositif, governmentality and subjectivation present in texts of Foucault appeared in different moments of his production. This intent also concretizes it with a recurrence at text of Deleuze, from those it is possible to see nuances that they engender. In a moment in which the education, disguised in the idea of neo-authoritarianism, it is assumed by the officials public politics as a strategic dispositive of administration of conduct (in which the encounters between the techniques of domination of the others and the self techniques characterizes the governmentality as “surface of contact that joins the way of conduct of the individuals and the way that they conduct themselves”) nothing more opportune like resume the reflections of Foucault to understand the questions that hits the education and the constitution of the pedagogic moral subject in our present. |
Palavras-chave: | Foucault Dispositivo Governamentalidade Subjetivação Dispositif Governmentality Subjectivation |
Título do Periódico: | Margens |
ISSN: | 1982-5374 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2815 |
Identificador DOI: | 10.18542/rmi.v6i7.2815 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
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