Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCASTRO, Raimundo Santos de-
dc.date.accessioned2020-10-21T00:21:05Z-
dc.date.available2020-10-21T00:21:05Z-
dc.date.issued2013-04-
dc.identifier.citationCASTRO, Raimundo Santos de. Braços erguidos ditemos nossa história... educação do campo e etnomatemática. Margens, online, v. 7, n. 8, p. 137-154, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2752. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12780. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12780-
dc.description.abstractThis text is the result of reflections of methodological issues when I worked for the teaching of Mathematics among teachers of PRONERA. Became reality from the need for Conclusion of the Specialization Course in Professional Education Integrated Basic Education with the modality and Young Adults. Focus on Ethnomathematics, aims at understanding the meanings and representations assigned to mathematics influence their teaching. It aims to analyze the meanings and representations given to teachers of mathematics PRONERA and specific: to characterize the PRONERA, discussing mathematics with a focus on Ethnomathematics; characterize the meanings and representations given to teachers of mathematics PRONERA, and analyze the implications for educational practice. It was concluded that the representations and meanings of Mathematics teachers is loaded with social interaction profoundly political boundaries, therefore always use this knowledge to understand the world around them.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-10-20T23:23:55Z No. of bitstreams: 2 Artigo_BracoErguidosDitemos.pdf: 377579 bytes, checksum: 513decc740069c7315d13a13b3c08ae8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-10-21T00:21:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_BracoErguidosDitemos.pdf: 377579 bytes, checksum: 513decc740069c7315d13a13b3c08ae8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-21T00:21:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_BracoErguidosDitemos.pdf: 377579 bytes, checksum: 513decc740069c7315d13a13b3c08ae8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2013-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectSignificados e representaçõespt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectEthnomathematicsen
dc.subjectMeanings and representationsen
dc.titleBraços erguidos ditemos nossa história... educação do campo e etnomatemáticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993234233817713pt_BR
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.citation.spage137pt_BR
dcterms.citation.epage154pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v7i8.2752pt_BR
dc.description.resumoEste texto é fruto de reflexões surgidas quando trabalhei questões metodológicas para o ensino da Matemática junto a professores do PRONERA. Tornou-se realidade a partir da necessidade de Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos. Com enfoque na Etnomatemática, busca compreender como os significados e as representações atribuídas à Matemática influenciam suas práticas pedagógicas. Tem por objetivo geral, analisar os significados e representações dados à Matemática pelos professores do PRONERA, e, específicos: caracterizar o PRONERA; discutir a Matemática com enfoque na Etnomatemática; caracterizar os significados e representações dados à Matemática pelos professores do PRONERA; e, analisar as implicações para a prática pedagógica. Concluiu-se que as representações e significados atribuídos à Matemática pelos professores vêm carregados de interação social de contornos profundamente políticos, pois, sempre fazem uso deste conhecimento para compreender o mundo à sua volta.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_BracoErguidosDitemos.pdf368,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons