Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12782
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Abr-2013
Autor(es): GUERRA, Renato Borges
ANDRADE, Roberto Carlos Dantas
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica
Citar como: GUERRA, Renato Borges; ANDRADE, Roberto Carlos Dantas. Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica. Margens, online, v. 7, n. 8, p. 109-121, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2750. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12782. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA), em que fazemos uma reflexão acerca das tarefas para o estudo da Geometria Analítica Plana, presentes nas organizações didáticas de livros e textos adotados no ensino médio, de forma a identificar as relações existentes entre elas, em busca de evidenciar tarefas mais inclusivas, denominadas por nós de tarefas fundamentais, que articuladas subsidiam a resolução de outras tarefas e a partir deste tipo de tarefas propor uma organização matemática que possa contribuir para as organizações didáticas-matemáticas de professores de tal forma a possibilitar um fazer matemático escolar caracterizado por um fazer inteligível e justificado. Isso é realizado à luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD).
Abstract: This essay is part of a research held at the Scientific and Mathematical Education Institute, in Federal University of Pará (UFPA), in which we make a reflection over the tasks for the study of the Plane Analytical Geometry contained in didatics text books adopted in Highschool (Medium Educational Level) in order to identify the relationship among them aiming to determine more inclusive tasks, called by us as “fundamental tasks” which, related to one another, are the base for the solution of other tasks. And, based on this kind of task, propose a new mathematical organization that may contribute to the teachers’ mathematicaldidatics organization as to allow a “school mathematics practice” characterized by a justified and understandable practice. This is accomplished having the Didatics Antropological Theory as a reference.
Palavras-chave: Geometria analítica
Praxeologia
Tarefas fundamentais
Anlytical geometry
Praxiology
Fundamental tasks
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v7i8.2750
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_TarefasFundamentaisMatematico.pdf342,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons