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dc.creatorALMEIDA, Edileuza de Sarges-
dc.date.accessioned2020-11-17T14:09:09Z-
dc.date.available2020-11-17T14:09:09Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.citationALMEIDA, Edileuza de Sarges. A docência por meio da memória de professoras do município de Abaetetuba/PA no período de 1950 a 1970. Margens, online, v. 7, n. 9, p. 291-315, set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i9.2783. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12816. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12816-
dc.description.abstractThis paper presents some considerations related to the development of the research entitled Feminine Teaching: a study over the history of education through elderly teachers’ memory during 1950 and 1970 in Abaetetuba in the state of Pará. In this research we had as study object: elderly teachers’ memories of Abaetetuba city, with the goal to analyze the type of education they received, to evidence the way it reflected in her practical teaching. Methodologically, we developed the study using the Oral History, in which we had reports of relevant experiences in their life histories. About the theoretic references, we had big contributions of Portelli (2001) and Chizzotti (2003) discussing the methodology used; Almeida (1998), Araújo (1993), Apple (1995) and Bezerra Neto (1995) that emphasize the teaching and feminine education; Scott (1995) and Louro (1997) arising discussion about gender; Foucault (1987) that deals aspects of story, culture and disciplining of bodies and female minds; Bosi (1994), Thompson (1992) and Loureiro (1999) discussing about memories and thereby, with this article we intend to present the results obtained with this academic research, empshasizing the importance of enhancing memory and orality as sources of knowledge that can contribute to the softening of the prejudices associated with elderly teachers of this city.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-10-23T01:20:48Z No. of bitstreams: 2 Artigo_DocenciaMemoriaProfessora.pdf: 474991 bytes, checksum: 9b6a700788580d92df95721592f8f721 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-17T14:09:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_DocenciaMemoriaProfessora.pdf: 474991 bytes, checksum: 9b6a700788580d92df95721592f8f721 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2013-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocência femininapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFeminine teachingen
dc.subjectGenderen
dc.subjectElderlyen
dc.titleA docência por meio da memória de professoras do município de Abaetetuba /PA no período de 1950 a 1970pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1461881309223581pt_BR
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.citation.spage291pt_BR
dcterms.citation.epage315pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v7i9.2783pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo pretende apresentar algumas considerações relacionadas ao desenvolvimento da Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso-TCC intitulado de Docência Feminina: um estudo sobre a história da educação através da memória de professoras idosas, no período de 1950 a 1970, em Abaetetuba no Estado do Pará. Na referida pesquisa tivemos como objeto de estudo: memórias de professoras idosas do município de Abaetetuba, objetivando a análise do tipo de educação que elas receberam com o intuito de evidenciarmos a maneira como a mesma refletiu em suas práticas docentes. Metodologicamente, desenvolvemos o estudo utilizando a História Oral, na qual obtivemos relatos de experiências relevantes em suas histórias de vidas. No que concerne aos referenciais teóricos, tivemos as significativas contribuições de Portelli (2001) e Chizzotti (2003) discutindo a referida metodologia; Almeida (1998), Araújo (1993), Apple (1995) e Bezerra Neto (1995) que ressaltam a docência e educação feminina; Scott (1995) e Louro (1997) levantando a discussão sobre gênero; Foucault (1987) que aborda aspectos ligados à história, cultura e disciplinarização dos corpos e mentes femininas; Bosi (1994), Thompson (1992) e Loureiro (1999) discutindo sobre memórias, entre outros/as. Desse modo, através deste artigo pretendemos apresentar os resultados obtidos com a referida pesquisa acadêmica, ressaltando a importância de valorizar a memória e a oralidade como fontes de conhecimentos que possam contribuir para a amenização dos preconceitos ligados às professoras idosas desse município.pt_BR
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