Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12827
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Set-2013
Autor(es): BAÍA, Maria da Conceição Ferreira
NAKAYAMA, Luiza
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: A educação ambiental por meio da ludicidade: uma experiência em escolas do entorno do Parque Estadual do Utinga
Citar como: BAÍA, Maria da Conceição Ferreira; NAKAYAMA, Luiza. A educação ambiental por meio da ludicidade: uma experiência em escolas do entorno do Parque Estadual do Utinga. Margens, online, v. 7, n. 9, p. 89-112, set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i9.2772. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12827. Acesso em:.
Resumo: Um dos principais problemas da sociedade contemporânea é a degradação do meio ambiente. A humanidade vive diante de um grande desafio: a preservação dos recursos naturais e consequentemente a preservação de sua própria existência. Diante desse quadro, a Educação Ambiental (EA) se apresenta como uma forma mais abrangente e completa de educar. Neste contexto, a Associação Novo Encanto, em parceria com a Secretária Estadual de Meio Ambiente (SEMA), planejaram a execução de ações para os alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Ananindeua – PA, localizadas no entorno do PAB, com o objetivo de estudar o uso do lúdico como estratégia para sensibilizar essas crianças para a importância do local, como espaço de lazer, de reserva ambiental de biodiversidade e recursos hídricos.
Abstract: One of the main problems of contemporary society is the degradation of the environment. Humanity is facing a big challenge - the preservation of natural resources and consequently the preservation of his own existence. Given this situation, the Environmental Education (EE) is presented as a way to educate more in a comprehensive and complete way. In this context, the “Novo Encanto” Association in partnership with the State Secretary of Environment (SEMA) perform planned actions for elementary school students from public schools in Ananindeua - PA, located around the PAB, with the aim to study the use of the playful as a strategy to sensitize the children of the importance of the place as a space for recreation, environmental reserve, biodiversity and water resources.
Palavras-chave: Ludicidade
Educação ambiental
Ensino fundamental
Playfulness
Environmental education
Fundamental education
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v7i9.2772
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EducacaoAmbientalLudicidade.pdf539,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons