Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12840
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jan-2014
Autor(es): MALHEIROS, Rogério Guimarães
ROCHA, Genylton Odilton Rêgo da
Afiliação do(s) Autor(es): ROCHA, G. O. R. Universidade Federal do Pará
Título: Escola Normal do Pará: aspectos históricos, econômicos e sociais acerca da constituição dos ideais de instrução e formação de professores entre a classe dirigente da província do Grão-Pará (1850-1871)
Citar como: MALHEIROS, Rogério Quimarães; ROCHA, Genylton Odilton Rêgo da. Escola Normal do Pará: aspectos históricos, econômicos e sociais acerca da constituição dos ideais de instrução e formação de professores entre a classe dirigente da província do Grão-Pará (1850-1871). Margens, online, v. 8, n. 10, p. 207-224, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2736. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12840. Acesso em:.
Resumo: Este artigo tem por objetivo o percebimento da constituição imagética acerca do ideal de instrução e de formação de professores que fora implantada na Província do Grão-Pará na segunda metade do século XIX. Neste sentido, como nosso objeto de estudo está demarcado no passado, desenvolvemos este trabalho pelo viés qualitativo e de cunho documental, de forma que para sua análise utilizamos conceitos e técnicas da análise do discurso, na perspectiva de Mikhail Bakhtin. No campo da história, teorica e metodologicamente, demarcamos este trabalho na perspectiva dos Annales. Destarte, utilizamo-nos de Relatórios dos Presidentes da Província do Pará, de relatos de viajantes, além de dados socioeconômicos que melhor embasaram nossa narrativa, levando-nos a depreender as nuanças políticas e sociais acerca da constituição dos ideais de uma instrução e de um processo de formação de professores que pudessem garantir a ilustração da sociedade e anseio social pela industrialização da Província.
Abstract: This article aims at the creation of awareness about the ideal imagery of education and training of teachers who had been deployed in the province of GrandPará in the second half of the nineteenth century. In this sense, as our object of study is marked in the past, we have developed this work by the bias and qualitative nature documentary, so that we use for analysis concepts and techniques of discourse analysis, in view of Mikhail Bakhtin. In the field of history, theoretically and methodologically, we established this work from the perspective of Annales. Thus, we use the Report of the Presidents of the Province of Para, reports of travelers, and socioeconomic data that best based our narrative, leading us to deduce the nuances about the political and social ideals of the constitution of an education and a process of teacher training that could guarantee the illustration of society and social desire for industrialization of the province.
Palavras-chave: Civilização e progresso
Discursos políticos
Escola Normal do Pará
Instrução
Modernidade
Civilization and progress
Political speeches
Para Normal school
Education
Modernity
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2736
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v8i10.2736
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EscolaNormalPara.pdf477,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons