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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jan-2014
Autor(es): CARMO, Eraldo Souza do
PRAZERES, Maria Sueli Corrêa dos
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: A metodologia da pedagogia da alternância e suas contribuições para o desenvolvimento das comunidades do campo no município de Cametá/PA
Citar como: CARMO, Eraldo Souza do; PRAZERES, Maria Sueli Correa dos. A metodologia da pedagogia da alternância e suas contribuições para o desenvolvimento das comunidades do campo no município de Cametá/PA. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 127-142, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2709. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12845. Acesso em:.
Resumo: Este artigo analisa as contribuições da Casa Familiar Rural, a partir da Pedagogia da Alternância para o desenvolvimento das comunidades do campo no município de Cametá. Especificamente, analisou a participação dos egressos e dos demais sujeitos nos processos formativos, em articulação com o desenvolvimento das comunidades e os rebatimentos teóricos e práticos sobre a experiência nas comunidades. Com base na abordagem qualitativa, utilizando-se da entrevista Semi-Estruturada com jovens, pais, monitores, docentes, coordenação pedagógica, egressos e representantes dos movimentos sociais, além da análise dos documentos que dão suporte legal à experiência, cadernos dos alunos, relatórios das atividades dos alunos, dos monitores e da coordenação pedagógica. Constatou-se que a experiência é significativa para os sujeitos do campo, uma vez que tem aliado educação e suas práticas de trabalho, o desenvolvimento das unidades produtivas à introdução de técnicas ligadas à agricultura familiar e ao fortalecimento da comunidade na luta pela legitimação dos direitos sociais.
Abstract: This paper analyzes the contributions of the Rural Family House from the Pedagogy of Alternation for the development of communities in the municipality of Cametá field. Specifically examined the participation of graduates and other subjects in the formative processes in conjunction with the development of communities and the repercussions on the theoretical and practical experience in the community. Based on the qualitative approach, using the Semi-Structured interviews with youth, parents, monitors, teachers, coordinating education, graduates and representatives of social movements, beyond the analysis of documents that give legal support to the experience, students’ notebooks, reports the activities of students, teachers and pedagogical coordination. It was found that the experience is meaningful for the subjects of the field since it has combined education and work practices, development of production units with the introduction of techniques related to family farming and community empowerment in the struggle for legitimation of social rights.
Palavras-chave: Educação do campo
Pedagogia da alternância
Desenvolvimento de comunidades
Field education
Pedagogy of alternation
Community development
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2709
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v8i10.2709
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