Programa pró-letramento em Abaetetuba: avanços no ensino da matemática significativa

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01-08-2014

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Margens

Citar como

SILVA, Benedita das Graças Sardinha da; SARDINHA, Marinilda Correa. Programa pró-letramento em Abaetetuba: avanços no ensino da matemática significativa. Margens, online, v. 8, n. 11, p. 218-233, ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i11.3251. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12858. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v8i11.3251
Este artigo pretende discorrer sobre a práxis dos docentes que participaram do Programa de Formação Continuada Pró-Letramento, ocorrido nos anos de 2011 e 2012, no município de Abaetetuba-Pará, destinado a professores efetivos que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na zona rural: região das ilhas e ramais. A metodologia adotada tem fundamentos na análise documental, em que serão utilizados os dados obtidos a partir de instrumentos de registro dos cursistas, como o portfólio e alguns de seus comentários realizados durante a execução do curso. A partir da análise, criteriosa, dessas informações, constatou-se que o programa influenciou, significativamente, em sua forma de atuação, uma vez que a formação do PróLetramento proporcionou a busca do saber e a reflexão das práticas docentes, conduzindo a tomadas de decisão frente aos desafios da proposta do programa, uma vez que trouxe novos paradigmas para o processo ensino aprendizagem da matemática.

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Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

Instituto

Programa

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https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3251