Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12886
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Jun-2015 |
Autor(es): | LEDOUX, Maria Lidia Paula SILVA, Francisco Hermes Santos da |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | A psicologia da aprendizagem e a licenciatura em matemática: aproximações e distanciamentos nessa relação |
Citar como: | LODEUX, Maria Lidia Paula; SILVA, Francisco Hermes Santos da. A psicologia da aprendizagem e a licenciatura em matemática: aproximações e distanciamentos nessa relação. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 203-223, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3059. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12886. Acesso em:. |
Resumo: | Este estudo surgiu a partir das inquietações vivenciadas na disciplina Psicologia da Aprendizagem, ministrada nas turmas do Curso de Licenciatura em Matemática, e teve como objetivo investigar a percepção conceitual dos professores em formação inicial em relação à disciplina, na perspectiva de identi car as aproximações e os distanciamentos que existem entre a disciplina e a curso. A investigação foi realizada junto a 21 alunos, selecionados nas três turmas em que ministramos a disciplina. As informações foram constituídas via questionário com questões semiestruturadas. As respostas dadas aos questionamentos – Percepção conceitual dos professores em formação sobre a Psicologia da Aprendizagem. A relação/identidade dos Professores em formação com a disciplina Psicologia da Aprendizagem. Distanciamentos e Aproximações entre a Psicologia da Aprendizagem e a Licenciatura em Matemática – serviram de eixos de análise. As análises foram baseadas na metodologia da Análise Textual Discursiva, defendida por Roque Moraes. Os resultados apontam que nas percepções desses professores em formação, existem distanciamentos e aproximações na relação entre Psicologia da Aprendizagem e a Licenciatura em Matemática. |
Abstract: | This is study arose from concerns experienced in the discipline of Psychology Learning, taught classes in the Bachelor of Mathematics and aimed to investigate the conceptual perception of teachers in initial training in relation to the discipline, in order to identify the similarities and distances that exists between the discipline and course. the investigation was conducted with 21 students, selected the three classes we teach in the discipline. the e information was made via semi-structured questionnaire with questions. ! e answers given to the questions - conceptual perception of teachers in training on the Psychology of Learning. the relationship / identity of Teachers in training with the discipline of Psychology Learning. Distances and approaches between the Psychology of Learning in Mathematics and served as axes of analysis. the e analysis were based on the methodology of Textual Discourse Analysis, defended by Roque Moraes. the e results show that in perceptions of these teachers in training, there are distances and approximations in the relationship between Psychology and Learning in Mathematics. |
Palavras-chave: | Psicologia Aprendizagem Percepção Aproximações Distanciamentos Learning Perception Approaches Distances |
Título do Periódico: | Margens |
ISSN: | 1982-5374 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3059 |
Identificador DOI: | 10.18542/rmi.v9i12.3059 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_PsicologiaAprendizagemLincenciatura.pdf | 306,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons