Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12894
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Jun-2015 |
Autor(es): | QUARESMA, João Cláudio Brandemberg |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo |
Citar como: | BRANDEMBERG, João Cláudio. Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 186-202, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3057. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12894. Acesso em:. |
Resumo: | Neste artigo, tratamos de uma abordagem da Matemática como um fenômeno cultural, considerando as atividades sociais que estimulam a formação dos conceitos matemáticos e os valores culturais relacionados a essas atividades. Essa abordagem nos leva a uma análise do processo de ensino e de formação de professores a partir do conceito de “Enculturação matemática”, descrito por Bishop (1999), objetivando um maior compromisso e uma melhor atuação didática dos professores de matemática. |
Abstract: | This paper addresses an approach to mathematics as a cultural phenomenon, considering the social activities that stimulate the formation of mathematical concepts and cultural values related to these activities. This approach leads us to an analysis of teaching and teacher education process from the concept of “Mathematical Enculturation”, described by Bishop (1999), aiming for a greater commitment and better teaching performance of teachers of mathematics. |
Palavras-chave: | Enculturação matemática Formação de professores Representação simbólica Valores culturais Mathematical enculturation Teacher training Symbolic representation Cultural values |
Título do Periódico: | Margens |
ISSN: | 1982-5374 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3057 |
Identificador DOI: | 10.18542/rmi.v9i12.3057 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EnculturacaoFormacaoProfessores.pdf | 282,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons