Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12894
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2015
Autor(es): QUARESMA, João Cláudio Brandemberg
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo
Citar como: BRANDEMBERG, João Cláudio. Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 186-202, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3057. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12894. Acesso em:.
Resumo: Neste artigo, tratamos de uma abordagem da Matemática como um fenômeno cultural, considerando as atividades sociais que estimulam a formação dos conceitos matemáticos e os valores culturais relacionados a essas atividades. Essa abordagem nos leva a uma análise do processo de ensino e de formação de professores a partir do conceito de “Enculturação matemática”, descrito por Bishop (1999), objetivando um maior compromisso e uma melhor atuação didática dos professores de matemática.
Abstract: This paper addresses an approach to mathematics as a cultural phenomenon, considering the social activities that stimulate the formation of mathematical concepts and cultural values related to these activities. This approach leads us to an analysis of teaching and teacher education process from the concept of “Mathematical Enculturation”, described by Bishop (1999), aiming for a greater commitment and better teaching performance of teachers of mathematics.
Palavras-chave: Enculturação matemática
Formação de professores
Representação simbólica
Valores culturais
Mathematical enculturation
Teacher training
Symbolic representation
Cultural values
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3057
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v9i12.3057
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EnculturacaoFormacaoProfessores.pdf282,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons