Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12897
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2015
Autor(es): BRÍCIO, Vilma Nonato de
MAUÉS, Josenilda
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Título : O componente curricular aspectos da vida cidadã (AVC) e o governamento de subjetividades
Citación : BRÍCIO, Vilma Nonato de; MAUÉS, Josenilda. O componente curricular aspectos da vida cidadã (AVC) e o governamento de subjetividades. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 119-141, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3030. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12897. Acesso em:.
Resumen: O presente texto problematiza a constituição do currículo escolar, ao analisar as condições de emergência do componente curricular Aspectos da Vida Cidadã (AVC) criado na Escola em Regime de Convênio de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavier que funciona em regime de convênio entre a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC) e a Diocese de Abaetetuba com o objetivo de governar subjetividades. Foram analisados enunciados de documentos da escola, os quais permitiram rastrear alguns discursos sobre a invenção de AVC e as formas como se tornou um dos espaços legitimados na escola para produzir subjetividades governadas.
Resumen : This paper discusses the creation of the school curriculum, to analyze the emergency conditions of the curricular component aspects of Citizen Life (AVC) established by the School of Basic Education Agreement Scheme and Middle São Francisco Xavier that works in partnership arrangements between the Secretariat State of Pará State Education (SEDUC) and the Diocese of Abaetetuba in order to govern subjectivities. Set of school documents were analyzed, which it tracks some speeches about the invention of stroke and the ways became one of the legitimate spaces in the school to produce subjectivities governed.
Palabras clave : Currículo
Subjetividade
Governamentalidade
Curriculum
Subjectivity
Governmentality
Series/Report no.: Margens
ISSN : 1982-5374
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3030
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v9i12.3030
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_ComponenteCurricularAspecto.pdf309,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons