Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGONÇALVES, Micheli Suellen Neves-
dc.creatorABREU, Waldir Ferreira de-
dc.creatorOLIVEIRA, Damião Bezerra-
dc.date.accessioned2021-02-25T12:32:56Z-
dc.date.available2021-02-25T12:32:56Z-
dc.date.issued2015-06-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Micheli Suellen Neves; ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra de. Currículo, cultura e educação: a realidade insular do currículo em Belém. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 85-102, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3023. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12899. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12899-
dc.description.abstractThis article consists of a literary review which aims at questioning the influence of riverine inhabitants’ culture on the curriculum of riverine schools in Belém, establishing as its objective the re ection upon the school curriculum of those schools: Which identity it expresses? In which way it contributes to the cultural and social formation of the riverine inhabitants of Belém? this is a qualitative literature review-based research, comprising as its main authors Moreira e Silva (1995), Josenilda Silva J. (1993), Freire J. (2002), Fraxe (2004), Hage (2005) e Oliveira I. (2007; 2008). As a result it was identifed that the necessity for an alteration to the curriculum in order to satisfy the sociocultural reality of the riverine communities. therefore validating the specifc knowledge necessary for this reality is more than an epistemological challenge, it is rather a political matter, that is, to provide the citizens their rightful quality education and advocate the need for a curriculum that can properly attend to the singularities of the riverine inhabitants’ reality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-11-26T22:23:52Z No. of bitstreams: 2 Artigo_CurriculoCulturaEducacao.pdf: 282080 bytes, checksum: 1ea0c7e9d40cf57cf157b85d918d559e (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-02-25T12:32:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_CurriculoCulturaEducacao.pdf: 282080 bytes, checksum: 1ea0c7e9d40cf57cf157b85d918d559e (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-25T12:32:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_CurriculoCulturaEducacao.pdf: 282080 bytes, checksum: 1ea0c7e9d40cf57cf157b85d918d559e (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2015-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3023pt_BR
dc.subjectCultura ribeirinhapt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectEpistemologia do currículopt_BR
dc.subjectRiverine cultureen
dc.subjectSchool curriculumen
dc.subjectCurriculum epistemologyen
dc.titleCurrículo, cultura e educação: a realidade insular do currículo em Belémpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743632840477160pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6364117476478718pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7717970084199162pt_BR
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.citation.spage85pt_BR
dcterms.citation.epage102pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v9i12.3023pt_BR
dc.description.resumoEste artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica, que busca problematizar as influências da cultura ribeirinha no currículo das escolas ribeirinhas de Belém, traçando como objetivo refletir sobre o currículo escolar nessas escolas. Qual identidade está expressa nesse currículo? Quais as contribuições do currículo pra a formação cultural e social dos sujeitos ribeirinhos de Belém? A pesquisa é de cunho qualitativo e adota como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, utilizando como base autores como Moreira e Silva (1995), Josenilda Silva J. (1993), Freire J. (2002), Fraxe (2004), Hage (2005) e Oliveira I. (2007 e 2008). Como resultado identificamos que redimensionar o currículo para atender a realidade sociocultural das comunidades ribeirinhas é mais do que um desafio epistemológico, de dar validade curricular a conhecimentos que são específicos e necessários a tal realidade, mas um desafio político de fazer valer direitos do cidadão a uma educação de qualidade e persuadir em prol da necessidade de um currículo que atenda efetivamente as singularidades da realidade ribeirinhapt_BR
dc.description.affiliationABREU, W. F.; OLIVEIRA, D. B. Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_CurriculoCulturaEducacao.pdf275,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons