Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12913
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorCALEGARI, Lizandro Carlos-
dc.date.accessioned2021-03-01T21:13:55Z-
dc.date.available2021-03-01T21:13:55Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.citationCALEGARI, Lizandro Carlos. Cinema e resistência: a ditadura militar brasileira em Zuzu Angel, de Sergio Rezende. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 114-129, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2678. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12913. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12913-
dc.description.abstractFrom 1964 to 1985, Brazil experienced the Military Dictatorship, to which images of extreme violence are linked. The artistic production of that moment came to represent such a historical situation, seeking to produce works that were against the ideology of the authoritarian power. Aside from literary works and musical expressions, many films were made to “speak” about that period. The purpose of this article is to deal with the concepts of resistance and cinema in order to verify how these words help in an analysis of Sergio Rezende’s Zuzu Angel (2006). Walter Benjamin, Alfredo Bosi, and Márcio Seligmann-Silva are the main authors who underscore the present approach.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-12-03T01:10:00Z No. of bitstreams: 1 Artigo_CinemaResistenciaDitadura.pdf: 426100 bytes, checksum: 871306a86b4a6866f9f11fc3c6773525 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-03-01T21:13:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_CinemaResistenciaDitadura.pdf: 426100 bytes, checksum: 871306a86b4a6866f9f11fc3c6773525 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-01T21:13:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_CinemaResistenciaDitadura.pdf: 426100 bytes, checksum: 871306a86b4a6866f9f11fc3c6773525 (MD5) Previous issue date: 2015-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2678pt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectZuzu Angelpt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.titleCinema e resistência: a ditadura militar brasileira em Zuzu Angel, de Sergio Rezendept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8123672132895395pt_BR
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.citation.spage114pt_BR
dcterms.citation.epage129pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v9i13.2678pt_BR
dc.description.resumoNos anos compreendidos entre 1964 e 1985, o Brasil viveu a Ditadura Militar, a que se associam imagens de violência extrema. A produção artística desse momento passou a representar tal circunstância histórica, muitas vezes, procurando produzir obras que se colocavam contra a ideologia do poder autoritário em curso. Além de obras literárias e expressões musicais, muitos filmes foram produzidos para “falar” daquela experiência. O propósito deste artigo é arrolar sobre os conceitos de cinema e resistência, buscando verificar como as definições que caracterizam tais vocábulos prestam-se para uma análise da obra Zuzu Angel (2006), do diretor Sergio Rezende. Para o embasamento da proposta, buscou-se respaldo em autores como Walter Benjamin, Alfredo Bosi e Márcio Seligmann-Silva, entre outros.pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_CinemaResistenciaDitadura.pdf416,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons