Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12920
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2015
Autor(es): CORNELSEN, Élcio Loureiro
Título: Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia
Agência de fomento: 
Citar como: CORNELSEN, Elcio Loureiro. Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 16-28, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2670. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12920. Acesso em:.
Resumo: Partindo do pressuposto de que toda guerra civil provoca redefinições de caráter identitário entre os grupos beligerantes frente à violência, teceremos considerações sobre a representação fílmica da Guerra na Ex-Iugoslávia, elegendo para isso os filmes Bela Aldeia, Bela Chama (Srdan Dragojević, 1996), Terra de Ninguém (Danis Tanović, 2001), e A vida é um milagre (Emir Kusturica, 2004). Enquanto os dois primeiros filmes propõem uma imagem irreconciliável marcada pelo ódio, o último apresenta uma imagem poética de reconciliação através do amor.
Résumé: En supposant que toutes les guerres civiles provoquent une redéfinition de l'identité entre les groupes belligérants face à la violence, nous présentons des considérations sur la représentation cinématographique à partir de l'analyse des films Joli village, jolie flamme (Srdan Dragojević, 1996), No Man’s Land (Danis Tanović, 2001) et La Vie est un miracle (Emir Kusturica, 2004). Alors que les deux premiers films proposent une image marquée par la haine irréconciliable, celle-ci dispose d'une image poétique de la réconciliation par l'amour.
Palavras-chave: Cinema dos Bálcãs
Guerra na Ex-Iugoslávia
Identidade
Cinéma des Balkans
La guerre en ex-Yougoslavie
Identité
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2670
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v9i13.2670
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_IdentidadeAlteridadeCinema.pdf400,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons