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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12926
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 4-Mar-2021 |
Autor(es): | BARBOSA, Brena Santa Brígida |
Afiliação do(s) Autor(es): | Fundação Pestalozzi do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | LEITÃO, Wanderléia Azevedo Medeiros |
Título: | Abordagem CTS no atendimento educacional especializado: práticas de ensino-aprendizagem em ciências para educandos (as) com deficiência intelectual |
Citar como: | BARBOSA, Brena Santa Brígida. Abordagem CTS no atendimento educacional especializado: práticas de ensino-aprendizagem em ciências para educandos (as) com deficiência intelectual. Orientadora: Profa. Dra. Wanderléia Azevedo Medeiros Leitão. 2021. 211 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12926. Acesso em:. |
Resumo: | Esta é uma investigação qualitativa, na modalidade de pesquisa participante. Foi desenvolvida no Centro de Atendimento Educacional Especializado Professor Lourenço Filho (unidade pedagógica da Fundação Pestalozzi do Pará), especificamente na oficina de Ciências, com dez educandos (as) com deficiência intelectual. Apresenta-se como questão de pesquisa: em que aspectos a utilização de sequências de atividades sobre a temática - lixo, segundo a abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem e inclusão de educandos (as) com deficiência intelectual no Atendimento Educacional Especializado (AEE)? Tal proposta desenvolveu-se com um projeto socioambiental, que abordou a temática – lixo, por meio de estudos sobre o aterro sanitário do município de Marituba, com o objetivo de analisar o processo de ensino-aprendizagem e inclusão de educandos (as) com deficiência intelectual no contexto do AEE a partir de relações CTS, bem como investigar as potencialidades e as limitações nas práticas desenvolvidas Os instrumentos investigativos utilizados: Plano de Desenvolvimento Individual e Projeto Político Pedagógico; diário de bordo; caderno de planos do AEE; gravações em áudio e vídeo dos (as) educandos (as) nas atividades; gravações em áudio de relatos dos (as) responsáveis e dos (as) colaboradores (as); relatórios individuais e coletivos. Optou-se por desenvolver a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, por meio da análise de quatro materiais empíricos (atividades individuais, entrevista com uma educanda, cartaz coletivo e carta para as autoridades), obtendo quatro conjuntos de categorias a posteriori. Os resultados obtidos apontaram que as sequências de atividades desenvolvidas contribuíram significativamente com o processo de ensino-aprendizagem e a inclusão de educandos (as) com deficiência intelectual à medida que alguns elementos CTS estavam presentes: dialogicidade, contextualização; interdisciplinaridade; participação ativa; aprendizagem colaborativa; pensamento crítico-reflexivo; autonomia e tomada de decisão, potencializando tanto a aquisição de conhecimentos, a utilização de habilidades e o desenvolvimento de valores dos (as) educandos (as) envolvidos, como a ressignificação da própria prática docente e as mudanças atitudinais entre os sujeitos participantes. Como produto, elaborou-se um e-book, visando colaborar com a prática pedagógica de educadores (as) que atuam no AEE, bem como dar subsídios didáticos aos (as) educadores (as) que atuam no ensino de ciências na sala de aula comum, com educandos (as) que apresentam deficiência intelectual. |
Abstract: | This is a qualitative investigation, in the participant research modality. It was developed at the Teacher Lourenço Filho Specialized Educational Assistance Center (pedagogical unit of the Pestalozzi Foundation of Pará), specifically in the Science workshop, with ten learners with intellectual disabilities. It is presents itself as a research question: in what aspects the use of sequences of activities on the theme – trash, according to the approach in Science, Technology and Society (STS) can contribute to the teaching-learning process and inclusion of learners with intellectual disabilities in Specialized Educational Assistance (SEA)? This proposal was developed with a socio-environmental project, which addressed the theme – trash, through studies on the landfill in the municipality of Marituba, with the objective of analyzing the teaching-learning process and inclusion of learners with intellectual disabilities in the context of SEA based on CTS relations, as well as investigating the potentialities and the limitations in the practices developed. The investigative instruments used: Individual Development Plan and Pedagogical Political Project; logbook; SEA plan notebook; audio and video recordings of the learners in the activities; audio recordings of the reports of the responsible and of the collaborators; individual and collective reports. It was decided to develop Laurence Bardin's Content Analysis, through the analysis of four empirical materials (individual activities, interview with a learner, collective poster and letter to the authorities), obtaining four sets of categories a posteriori. The results obtained showed that the sequences of activities developed significantly contributed to the teaching-learning process and the inclusion of learners with intellectual disabilities as some STS elements were present: dialogicity; contextualization; interdisciplinarity; active participation; collaborative learning; critical-reflexive thinking; autonomy and decision making, potentializing both the acquisition of knowledge, the use of skills and the development of values by the learners involved, as the resignification of the teaching practice itself and the attitudinal changes among the participating subjects. As a product, an e-book was prepared, aiming to collaborate with the pedagogical practice of educators who work at SEA, as well as to give didactic subsidies to educators who work in the science teaching in the common classroom, with learners with intellectual disabilities. |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Abordagem CTS Inclusão AEE Deficiência Intelectual Science Teaching STS approach Inclusion SEA Intellectual disability |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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