Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12935
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2016
Autor(es): BRITO, Maria dos Remédios de
NASCIMENTO, Lucineide Soares do
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Formação docente e ensino de ciências nos artigos do grupo de trabalho de didática da ANPED de 2005 a 2011
Citar como: BRITO, Maria dos Remédios de; NASCIMENTO, Lucineide Soares do. Formação docente e ensino de ciências nos artigos do grupo de trabalho de didática da ANPED de 2005 a 2011. Margens, online, v. 10, n. 14, p. 60-74, jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4249. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12935. Acesso em:.
Resumo: Neste trabalho analisamos os artigos publicados entre 2005 a 2011 no GT de Didática, da ANPEd. Os objetivos são: a) captar as bases epistemológicas que fundamentam as discussões dos pesquisadores no âmbito do ensino e da aprendizagem de Ciências; e b) provocar o pensamento para as possíveis linhas de fuga de um ensino de Ciências pautado na convivência com o caos e a diferença. Metodologicamente a análise foi pautada na filosofia da diferença a partir das teorias de Deleuze e Guattari e propõe um breve exercício de desconstrução/problematização dos alicerces do pensamento moderno aplicados à educação e que aparecem nesses artigos. O resultado demonstra como as teorias que subsidiam os artigos estão atreladas ao pensamento da representação e que a Didática para/no ensino de Ciências produz um aligeiramento ao confundir ou precipitar a criação de “metodologias” de ensino a partir das proposições teórico-científicas oriundas da psicologia e da sociologia.
Abstract: In analyzing the articles published between 2005-2011 in GT Didactic ANPEd. The objectives are: a) capture the epistemological foundations that underlie discussions of researchers in the teaching and learning of science, and, b) provoke thought for the possible escape routes of a science education grounded in coping with chaos and difference. Methodologically the analysis was based on the philosophy of difference from the theories of Deleuze and Guattari and proposes a brief exercise in deconstruction / questioning of the foundations of modern thinking applied to education and that appear in these articles. The result demonstrates how the theories that support the items are linked to the thought of representation and that the Curriculum for / in science teaching produces an easing in confusing or precipitate the creation of "methodologies" Teaching from the scientific-theoretical propositions derived from psychology and sociology.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Didática em ciências
Filosofia da diferença
Science teaching
Teaching of science
Philosophy of difference
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v10i14.4249
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_FormacaDocenteEnsino.pdf597,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons