Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Margens

Citação

CUNHA, Rafael da Silva da; RIBEIRO, Cynara Teixeira; SOARES, Alessandra Miranda Mendes. Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino. Margens, online, v. 10, n. 14, p. 44-59, jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4248. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12936. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v10i14.4248
O presente trabalho visa analisar as contribuições das disciplinas Psicologia da Educação e Prática de Ensino nos cursos de formação docente, especialmente no âmbito da Licenciatura em Computação e Informática (LCI), como também apresentar uma experiência de entrelaçamento destas duas disciplinas, realizada a partir de um projeto de extensão. A escolha da LCI justifica-se pelo fato de ser recente no Brasil e comprometer-se com a qualificação dos futuros professores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo educativo. A experiência consistiu na aproximação de licenciandos com a realidade de escolas circunvizinhas à Universidade, com foco nas percepções de como as TICs estão articuladas à prática pedagógica para a posterior elaboração de oficinas pertinentes às demandas institucionais. Através desta experiência vislumbramos práticas pedagógicas capazes de contribuir para o saber-fazer e o aprender a ensinar a partir da açãoreflexão-ação.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

CUNHA, Rafael da Silva da; RIBEIRO, Cynara Teixeira; SOARES, Alessandra Miranda Mendes. Reflexões acerca da formação docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre psicologia da educação e prática de ensino. Margens, online, v. 10, n. 14, p. 44-59, jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4248. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12936. Acesso em:.