Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12945
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorTAUCEDA, Karen Cavalcanti-
dc.creatorBOLTER, Jairo Alfredo Genz-
dc.creatorHAAS, Jaqueline Mallmann-
dc.creatorSEMINOTTI, Jonas José-
dc.creatorFENNER, Ronieri dos Santos-
dc.date.accessioned2021-03-05T01:40:18Z-
dc.date.available2021-03-05T01:40:18Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationTAUCEDA, Karen Cavalcanti et al. A educação do campo no contexto de desenvolvimento do litoral Norte do estado do rio Grande do Sul. Margens, online, v. 10, n. 15, p. 71-84, dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i15.4511. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12945. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12945-
dc.description.abstractThis research intends to address the social and educational aspects of the first year of the Rural Education course at Federal University of Rio Grande do SUl (UFRGS) North Coast Campus. The intention was to analyze the relationship established between the political pedagogical proposal, with emphasis on the natural sciences and the design of territorial development, considering socio-economic aspects of the North Coast of the RS. To understand the pedagogical advances in this ongoing implementation process, there was a qualitative research among students of the first class seeking to question about the understanding of the same in relation to the design of the Rural Education course, the role of pedagogical practices in the debate on sustainable development of the region, the relationship established between the Rural Education, development and Natural Sciences and as the course has contributed to the personal and professional training.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2021-03-01T22:33:04Z No. of bitstreams: 2 Artigo_EducacaoCampoContexto.pdf: 702786 bytes, checksum: fb4af4dfd08ba06c63d3990a3f48ed7a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-03-05T01:40:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_EducacaoCampoContexto.pdf: 702786 bytes, checksum: fb4af4dfd08ba06c63d3990a3f48ed7a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-05T01:40:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_EducacaoCampoContexto.pdf: 702786 bytes, checksum: fb4af4dfd08ba06c63d3990a3f48ed7a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2016-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4511pt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectNatural sciencesen
dc.titleA educação do campo no contexto de desenvolvimento do litoral Norte do estado do rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7261229213670963pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9764402635300427pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1317914904195158pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0843192605086286pt_BR
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.issue15pt_BR
dc.citation.spage71pt_BR
dcterms.citation.epage84pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v10i15.4511pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tenciona a abordar os aspectos socioeducacionais do primeiro ano de funcionamento do curso de Educação do Campo na UFRGS Litoral Norte. A intenção foi analisar a relação que se estabelece entre a proposta político pedagógica, com ênfase às Ciências da Natureza e a concepção de desenvolvimento territorial, considerando aspectos socioeconômicos do Litoral Norte do RS. Para compreender os avanços pedagógicos neste processo de implementação do curso, realizou-se uma pesquisa qualitativa entre os alunos da primeira turma buscando problematizar sobre o entendimento dos mesmos em relação à concepção do curso de Educação do Campo, o papel das práticas pedagógicas no debate sobre o desenvolvimento sustentável da região, a relação que se estabelece entre Educação do Campo, Desenvolvimento e Ciências da Natureza e como o curso tem contribuído para a formação pessoal e profissional.pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_EducacaoCampoContexto.pdf686,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons