Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12955
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2017
Autor(es): DÁCIO, Ígora Irma Santos
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Educação para o empoderamento: uma agenda para a igualdade de gênero na política em Abaetetuba-Pará
Citar como: DACIO, Igora Irma Santos. Educação para o empoderamento: uma agenda para a igualdade de gênero na política em Abaetetuba-Pará. Margens, online, v. 11, n. 16, p. 267-283, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5398. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12955. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho trata da trajetória feminina na política na cidade de Abaetetuba-PA. Tem como objetivo analisar a atuação da mulher no campo político, e apontar a educação como forma de empoderamento, tanto para ampliar a inserção feminina na carreira política quanto para a igualdade de gênero na política. O referencial teórico utilizado transita por autores/as que promovem a discussão sobre os Estudos de Gênero, em que contei com Louro (1997), Beauvoir (1970), Alves & Pitanguy (1985), Bourdieu (2002), Badinter (1991), Perrot (1998) e Facio (2006). P|ara a discussão teórica acerca da presença feminina no campo político, acionei Álvares (2014), Freire (1987), Silva (1999); e Silva, Ramos & Rodrigues (2013) para o debate sobre educação e currículo. Acionando os pressupostos da pesquisa qualitativa, realizei entrevistas com 4 mulheres que ocuparam-ocupam cargo político na cidade. Os resultados apontam que a participação feminina na política em Abaetetuba é tímida pela falta de fiscalização dos partidos que não cumprem a Lei de Cotas, pela ainda forte cultura de gênero que mantém a Mulher no espaço privado, e pela limitação na formação escolar que não forma as mulheres para o exercício da cidadania plena. Concluo que o empoderamento é uma estratégia de formação e de ação possível por meio do currículo escolar, na medida em que este implemente conhecimentos sobre as lutas e resistências das mulheres, para que estas possam reconhecer a importância de assumir seu lugar nos espaços de decisões políticas e lutar pela igualdade de gênero na sociedade.
Abstract: This work is about the female political trajectory in the city of Abaetetuba-PA; the objective is to analyze the performance of women in the political field and to show education as a way of empowerment both to expand women's insertion in the political career and to gender equality in politics. The theoretical reference contains multiple authors that promotes the discussion about Gender Studies, where I counted with Beauvoir (1970), Alves & Pitanguy (1985), Bourdieu (2002), Badinter (1991), Perrot (1998) and Facio (2006); for the theoretical discussion about the feminine presence in the political field, I brought Álvares (2014), Freire (1987), Silva (1999) and Silva, Ramos & Rodrigues (2013) for the debate on education and curriculum. I have used the qualitative research assumptions, I conducted interviews with 4 women who hold-held political office in the city. The results indicate that female participation in politics in Abaetetuba is timid due to the lack of supervision by political parties that do not comply with the Quotas Law, by the still strong gender culture that keeps Women in private space, and by the limitation in school education that does not educate Women for the exercise of full citizenship. I conclude that empowerment is a possible training and action strategy through the school curriculum as it implements knowledge about women's struggles and resistance so that they can recognize the importance of taking their place in political decision-making spaces and fight for gender equality in society.
Palavras-chave: Política
Empoderamento feminino
Educação
Politics
Female empowerment
Education
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5398
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v11i16.5398
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EducacaoEmpoderamentoAgenda.pdf552,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons