Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12967
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Jun-2017 |
Autor(es): | RODRIGUES, Doriedson do Socorro ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima RODRIGUES, Maria Isabel Batista OLIVEIRA, José Pedro Garcia |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Ensino médio integrado: implicações nas práticas docentes e nas questões de gestão e financiamento público |
Citar como: | RODRIGUES, Doriedson do Socorro et al. Ensino médio integrado: implicações nas práticas docentes e nas questões de gestão e financiamento público. Margens, online, v. 11, n. 16, p. 84-99, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5385. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12967. Acesso em:. |
Resumo: | O presente trabalho problematiza a implantação do ensino médio integrado, expondo elementos para sua materialização no espaço escolar, tomando como base processos de gestão, práticas docentes e financiamento. Trata-se de pesquisa de cunho bibliográfica, pautada no materialismo histórico-dialético, ao se considerar que as políticas educacionais representam interesses de classe e que a perspectiva integrada aqui em debate configurase em prol dos interesses da classe trabalhadora, opondo-se às ações dualistas de formação pretendidas pelo capital. Frigotto (2005; 2008), Gramsci (1978), Saviani (2006), Paro (2001), dentre outros autores, tornaram-se referências dialógicas neste trabalho. As análises indicam que o ensino médio integrado pressupõe postura política voltada para um projeto societário atrelado aos interesses dos trabalhadores, muito corroborando para isso processos de financiamento público da escola da pública e de uma materialização de gestão democrática e participativa, bem como práticas docentes voltadas para a emancipação humana numa perspectiva da classe trabalhadora. |
Abstract: | This paper discusses the establishment of the integrated secondary school, presenting elements to its materialization in the school environment, taking in account management procedures, teaching practices and funding. It is a bibliographic research, based on historical and dialectical materialism, considering that the educational policies represent class interests and that the integrated perspective in debate is set up in the interests of the working class, opposing itself to the dual training actions intended by the capital. Frigotto (2005; 2008), Gramsci (1978), Saviani (2006), Paro (2001), among others, have become dialogical references in this work. The analyses indicate that the integrated secondary school implies a political stance focused to a societal project linked to workers' interests, corroborating for that public funding processes of public school and a materialization of democratic and participative management as well as teaching practices for human emancipation in the view of the working class. |
Palavras-chave: | Ensino Médio Integrado Gestão Financiamento público Trabalhadores Práticas docentes Integrated secondary school Management Public funding Workers Teaching practices |
Título do Periódico: | Margens |
ISSN: | 1982-5374 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5385 |
Identificador DOI: | 10.18542/rmi.v11i16.5385 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EnsinoMedioIntegrado.pdf | 530,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons