Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12985
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Sep-2020
metadata.dc.creator: ROSARIO, Samuel Antonio Silva do
SILVA, Carlos Aldemir Farias da
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: A física da argila: um estudo visual sobre a produção de cerâmica na comunidade Vila Que Era
Citation: ROSARIO, Samuel Antonio Silva do; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. A física da argila: um estudo visual sobre a produção de cerâmica na comunidade Vila Que Era. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 8, n. 2, p. 235-242, set. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i2.9388. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12985. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente ensaio visual faz parte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. Tal pesquisa tem como temática o ensino de ciências, em especial o da Física, por meio do processo de fabricação de peças artesanais de argila na comunidade Vila Que Era, no município de Bragança, estado do Pará. O processo de construção de uma peça de cerâmica envolve diversos saberes tradicionais que são transmitidos por meio da observação e dos gestos aprendidos, passados de geração a geração e marcados pela oralidade nas comunidades que detém esse conhecimento...
Keywords: Argila
Cerâmica
Comunidade Vila da Era
Series/Report no.: Nova Revista Amazônica
ISSN: 2318-1346
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/9388
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/nra.v8i2.9388
Appears in Collections:Artigos - NRA/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_FisicaArgilaEstudo.pdf1,62 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons