Inter Olhares: proposta de concepção de uma revista digital para abordar questões que afetam o cotidiano da UFPA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-05-07

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

MATTA, Julia Marina Quemel. Inter Olhares: proposta de concepção de uma revista digital para abordar questões que afetam o cotidiano da UFPA. Orientadora: Marianne Kogut Eliasquevici. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12996. Acesso em:.

DOI

As universidades se configuram como grandes espaços de formação de recursos humanos e de produção de conhecimento, entretanto, também apresentam questões que precisam ser enfrentadas e debatidas junto à comunidade acadêmica, tais como a violência, o preconceito, o descarte do lixo, entre outras que também são evidenciadas na sociedade de maneira geral. Entende-se que tais assuntos nem sempre são discutidos amplamente no âmbito da educação formal e, partindo desse princípio, no contexto da Universidade Federal do Pará (UFPA), esse trabalho tem como objetivo geral proporcionar a divulgação e circulação de conhecimentos referentes a problemas que envolvem o cotidiano da Universidade, como a superpopulação de cães, visando promover a ampla circulação, sensibilização e debate sobre temas complexos pela comunidade acadêmica, que demandam soluções integradas. Como objetivos específicos foram propostos: (i) identificar quais percepções a comunidade acadêmica possui sobre o assunto tratado no primeiro exemplar da revista; (ii) conceber uma revista digital para abordar problemas do cotidiano da UFPA; e (iii) avaliar e validar a proposta. Nesse contexto, foi produzida a revista digital denominada “Inter Olhares”, destinada a todos que transitam e circulam pela Instituição: alunos(as), professores(as), servidores(as) técnicos-administrativos(as), prestadores(as) de serviço e visitantes. A revista se estrutura em cinco seções: Percepção, Fato, Complexidade, Reflexão e Atitude, com uma proposta de periodicidade semestral e traz, na primeira edição, o tema da superpopulação de cães errantes na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, sede da UFPA, em Belém. Para a concepção do produto foi necessário perpassar por algumas etapas metodológicas que abarcaram a elaboração de um instrumento para análise de percepção dos problemas existentes na UFPA e coleta de dados com a comunidade; a definição dos pré-requisitos da revista; a estruturação do plano editorial; a elaboração do primeiro número da revista; e a validação. Como resultados, foi possível constatar que a revista, de maneira geral, pode ser utilizada no contexto do ensino, principalmente no âmbito da educação não-formal, por conta da versatilidade, clareza de linguagem e acessibilidade. A disponibilização da revista em formato digital, com os diferentes recursos oferecidos, amplia os potenciais da revista, especialmente, por conta da possibilidade de ênfase na simplificação das informações e a combinação de diferentes mídias, o que pode aumentar as chances de aprendizagem dos assuntos tratados nas edições.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

MATTA, Julia Marina Quemel. Inter Olhares: proposta de concepção de uma revista digital para abordar questões que afetam o cotidiano da UFPA. Orientadora: Marianne Kogut Eliasquevici. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12996. Acesso em:.